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ABREVIATURAS: Como utilizar em trabalhos acadêmicos?

17 de março de 2015

As abreviaturas são um dos melhores recursos para redigir trabalhos acadêmicos e anotações. Você sabe como utilizá-las? A seguir, confira nossas dicas.


Abreviaturas — Como fazer?

As abreviaturas devem ter metade ou menos da metade da palavra original, caso contrário, é recomendável escrever por extenso. Deve-se evitar ao máximo o uso em textos corridos, sua utilização é preferível em quadros, tabelas, listas, ou em documentos específicos como, por exemplo, dicionários, manuais e almanaques.

1. Como abreviar?

Antes de abreviar uma palavra, é importante consultar o dicionário e outras fontes de informação, para verificar se já existem formas padronizadas das abreviaturas — Se não for possível, a palavra abreviada deve terminar em consoante e não em vogal.

Abreviaturas — Exemplo

É recomendável evitar a utilização de abreviaturas que remetem a mais de uma palavra, ou a um grupo de palavras que têm a mesma raiz, tais como "bibl." que é raiz de bibliografia, biblioteconomia, entre outras. Nesse caso, deve-se abreviar de forma que o significado continue evidente.

Abreviaturas — Exemplo

2. Abreviaturas com plural

Deve-se adicionar a letra "s" (sempre minúscula) para indicar o plural nas abreviaturas que representam títulos ou formas de tratamento e naquelas que a concordância exigir.

Abreviaturas — Exemplo

3. Pontuação

O ponto da abreviatura também serve para indicar o final do período.

Abreviaturas — Exemplo


Viu como não é difícil utilizar as abreviações? Para não restar dúvidas, confira nosso guia com as abreviações mais utilizadas em trabalhos acadêmicos:

Guia Abreviaturas