Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ARTIGO: Como escrever o resumo?

13 de julho de 2015

Está com dificuldades para escrever o seu artigo? Calma, é normal! Desenvolver um artigo científico pode gerar muitas dúvidas, sobretudo, quanto aos seus elementos (resumo, metodologia, métodos, resultados, entre outros). A seguir, confira nossas dicas de como elaborar o resumo.


O resumo ou abstract é, com exceção do título, a parte frequentemente mais lida do artigo científico. Baseamos nossa decisão de ler ou não um artigo a partir da qualidade e informações apresentadas no resumo. Além disso, revisores de periódicos científicos podem usar o resumo para decidir em aceitar ou não a publicação de manuscritos — O resumo também é a primeira impressão que o leitor tem do artigo.

Por esses motivos, entre outros, é importante dedicar à tarefa de preparar um bom resumo mais do que os últimos minutos antes da submissão de seu artigo. A seguir, confira mais dicas!

Artigo — Como escrever o resumo?

1. Quando escrever o resumo?

Obviamente o resumo só pode ser finalizado após o manuscrito estar pronto. No entanto, é comum orientadores recomendarem que se escreva o resumo antes do artigo.

A explicação é que o resumo pode servir como um projeto, ajudando na definição do objetivo e do escopo do artigo, inclusive para a discussão com coautores, se for o caso — Assim, tente escrever um rascunho do resumo durante a fase inicial da preparação para o seu manuscrito.

2. Como estruturar o resumo?

Para estruturar o resumo, é possível se basear nos "resumos estruturados" sugeridos por algumas revistas. Por exemplo, os resumos submetidos para a revista Medical Physics costumam seguir a seguinte estrutura:

Artigo — Estrutura

3. O que escrever no resumo?

Para responder a essa questão, é preciso considerar: O que se busca ao ler o resumo de um artigo? (Pense nas últimas vezes que você leu um resumo) O que você estava buscando?

Objetivo: O objetivo é, em geral, a informação de maior interesse — Qual o objetivo dos autores com esse estudo? Por esse motivo, a primeira frase do artigo deve conter o objetivo do estudo, também chamado de statement of purpose: "O objetivo deste estudo é…" , "Neste artigo propomos…", entre outros.
Materiais e Métodos: Com esse objetivo em mente, como os autores pretendem atacar o problema? O resumo deve, portanto, dar uma breve descrição da metodologia usada para atingir o objetivo proposto.
Resultados: Deve-se naturalmente apresentar os principais resultados de forma resumida e concreta, através de informações quantitativas úteis em lugar de afirmações vagas.
Conclusões: Por fim, quais são as conclusões do estudo? Qual a relevância dos resultados apresentados? Como os resultados avançam o conhecimento na área ou ajudam a resolver o problema proposto?

4. Repetições de frases no resumo?

Não há problemas em repetir frases contidas em outras seções do artigo no resumo. A diferença é que no resumo essas informações devem ser formuladas de forma resumida, enquanto na parte principal do artigo elas podem ser apresentadas de forma detalhada — Dessa forma, o resumo deve repetir de forma resumida as principais frases encontradas no corpo do artigo.

No entanto, deve conter informações para serem compreensíveis por si:

• Não use referências a outras seções do artigo.
• Se necessário usar uma citação, inclua a citação completa — Sempre cheque intruções das revistas e periódicos científicos, caso deseje publicar seu artigo.

5. O que o resumo não é

Alguns dos principais problemas com os resumos resulta em não seguir a estrutura acima. De qualquer forma, vale a pena mencionar explicitamente que o resumo não é:

• O resumo não é introdução. Para saber mais sobre o contexto do seu trabalho é necessário ler a introdução. O resumo deve ir direto ao ponto e apresentar os itens de forma clara e sucinta.
• O resumo não é metodologia. Apresente apenas informações importantes para entender a metodologia do trabalho, mas deixe detalhes específicos para a seção de metodologia.
• O resumo não é discussão. As afirmações não necessitam ser elaboradas ou justificadas exaustivamente — Isso deve ser feito na seção de resultados ou de discussão.


Viu como é fácil fazer o seu artigo científico? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Artigo — Apoio Acadêmico

* Fonte: Ciência Prática