Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ARTIGO: Como fazer suas pesquisas?

6 6 de fevereiro de 2015

Na hora de escrever um artigo (ou qualquer outro tipo de trabalho acadêmico) é importante usar fontes confiáveis para desenvolver seu trabalho com embasamento técnico-científico confiável. No âmbito acadêmico, as fontes para os artigos são os periódicos científicos — publicações periódicas onde são publicadas as mais recentes pesquisas e descobertas, após passar por um filtro formado por outros pesquisadores sa área (chamados "pares").

Artigo — Como pesquisar?

Existem periódicos especializados em todas as áreas do conhecimento humano (medicina, direito, engenharia, entre outras). Infelizmente, a maior parte dos periódicos pertencem às grandes editoras acadêmicas — que cobram (caro) pelo acesso ao texto completo dos artigos.

Porém, se você estuda numa universidade federal ou estadual que possua convênio com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) é possível, no seu campus, acessar e fazer downloads das principais bases de artigos do muito e gratuitamente.

Mas, se você não sabe como utilizar esse auxílio, ainda existem boas alternativas: algumas bases disponibilizam artigos de periódicos gratuitamente — o texto é apresentado por completo para consultas e para utilização como base para novos artigos. A seguir, confira onde você pode consultar vários artigos gratuitamente:

Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)

BDTD

Essa base de artigos é mantida pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) e foi criada com o intuito de ser uma base de todas as teses e dissertações produzidas em instituições públicas (e algumas particulares) brasileiras. Desde 2002, é obrigatório para alunos de mestrado e doutorado disponibilizarem o conteúdo completo de seus estudos na base BDTD — possui mais de 500.000 obras disponíveis para consulta.

Livre!

Base de Artigos — Livre

O Livre! é um portal mantido pela CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e disponibiliza o acesso a mais de 6.000 títulos — mas, o Livre! apenas disponibiliza os links para os sites dos periódicos, portanto, é possível encontrar links quebrados.

Directory of Open Access Journals (DOAJ)

Base de Artigos — DOAJ

É a maior base de artigos de livre acesso do mundo. Possui mais de 10.000 periódicos cadastrados de 136 países diferentes. Todos os títulos disponíveis seguem o modelo tradicional de publicação científica revisada por cômites de pesquisadores —  o DOAJ, porém só disponibiliza os links para os sites dos periódicos.

Bielefield Academic Search Engine (BASE)

Base de Artigos — BASE

A BASE também disponibiliza somente os links para os sites dos periódicos. A diferença é que além de pesquisar nos artigos, também oferece arquivos em outros formatos: vídeos, imagens, entre outros. E divide seus itens por tipo: artigos, teses, relatórios, capítulos de livros, por exemplo. Conta com mais de 60 milhões de itens indexados, provenientes de 3.334 fontes.

*A base é alemã, portanto, é preciso compreender a língua para pesquisar (ou utilizar o Google Tradutor).


Viu como é fácil ter acesso à pesquisas e artigos? Também é possível pesquisar nas bibliotecas digitais das universidades brasileiras — a USP, por exemplo, disponibiliza o conteúdo produzido por seus alunos e é considerada a maior produtora de artigos do país. Deseja conhecer outras bases de artigos? Confira aqui, outras fontes de pesquisa.