Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ARTIGO: Como fazer?

4 23 de janeiro de 2015

Para elaborar um artigo científico é preciso conhecer as normas da ABNT, que possui especificações para a apresentação de artigos impressos: a NBR 6022, 2003.

O artigo científico deve comunicar ideias e informações de maneira clara e objetiva. Sua característica principal é ser publicado em periódicos científicos:

"Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas de conhecimento". (ABNT, NBR 6022, 2003, p. 2)

Ainda não sabe como elaborar o seu artigo científico? Confira algumas dicas:

• Os artigos são publicados em revistas ou periódicos especializados.

• Não se constituem em matéria em livro — desta forma, possuem características de formatação diferentes (confira o modelo).

• Deve ser redigido em texto técnico-científico — portanto,  é preciso ter bastante conhecimento do tema que será abordado e embasamento técnico científico.

• O artigo deve ser objetivo, conciso e claro — não deve conter erros ortográficos e, se houver necessidade, pode ser incluído um glossário para termos científicos, entre outros.

• Impessoalidade: o artigo deve ser redigido na 3ª pessoa do singular.

• Podem ser utilizados recursos ilustrativos (gráficos, tabelas, ilustrações, entre outros) e suas fontes devem ser citadas em notas de rodapé.

Os textos técnico-científicos possuem características e normas específicas, o estilo de redação científica também possui princípios básicos, apresentados em diversas obras (principalmente de metodologia científica) — para elaborar um artigo é preciso ter bastante conhecimento sobre o tema abordado e desenvolvê-lo de forma sucinta e objetiva.

A estrutura de um artigo científico é parecida com a dos demais trabalhos acadêmicos: é constituído de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Nos elementos pré-textuais, devem estar contidos: título e subtítulo (se houver), nome dos autores (acompanhados de um breve currículo que os qualifique na área do artigo), currículo (incluindo endereço de e-mail, deve aparecer no rodapé), resumo do texto em língua vernácula e com até 250 palavras, e as palavras-chave do artigo (conforme as normas da ABNT 6028, 2003).

Nos elementos textuais, devem estar contidos: introdução (onde ficam expostas a finalidade e o objetivo do artigo) que deve apresentar o assunto (objeto de estudo), o ponto de vista sob o qual o assunto foi abordado, deve citar trabalhos anteriores que abordam o mesmo tema e as justificativas (motivos que levaram à escolha do tema); desenvolvimento (deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão) e, por fim, a conclusão.

Nos elementos pós-textuais, devem estar contidos: título e subtítulo, resumo em língua estrangeira, palavras-chave em língua estrangeira, notas explicativas (acompanhadas de algarismos arábicos), referências, glossário (elemento opcional), apêndices (elemento opcional), anexos (elemento opcional) e os agradecimentos e a data de entrega para a publicação.

A seguir, confira o modelo de artigo científico e tire todas as suas dúvidas:

Artigo: Como Fazer?