Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ARTIGO: Como escolher uma revista para publicar?

1 28 de julho de 2015

Está pensando em publicar um artigo científico, mas não sabe por onde começar? Isso é normal! Publicar um artigo em um periódico científico é muito importante no mundo acadêmico. A seguir, confira como escolher a revista certa!


Atualmente, existem milhares de periódicos científicos pelo mundo, variando desde os mais generalistas que publicam sobre diversos assuntos (como a revista Science, por exemplo) até os mais especializados em determinadas áreas (como o Journal of Animal Ecology, por exemplo).

Para expressar em números a grande quantidade de revistas científicas, por exemplo, na categoria "Ecology" existem 134 revistas listadas no Journal Citation Reports. Diante deste vasto universo bibliográfico, como escolher a revista onde você vai publicar o seu artigo?


Artigo — Como escolher a revista?

Essa não é uma tarefa fácil. Há 10 anos, publicar não era tão complicado quanto hoje. Primeiro, porque havia uma quantidade muito pequena de revistas científicas, logo o universo de escolha era bem menor. Segundo, não havia a preocupação com o fator de impacto, assim a escolha da revista era feita principalmente com base no escopo (que assunto ela foca) e no prestígio (quanto os seus pares a consideram boa).

Resumidamente, antes de publicar um artigo era necessário:

1. Ler muitos periódicos, já que os artigos eram encontrados, principalmente, em revistas impressas, assinadas por bibliotecas universitárias;
2. Conversar com colegas e coletar opiniões sobre o escopo e a qualidade das revistas que eles conheciam e liam, assim como informações sobre a quantidade de leitores e sua amplitude geográfica de distribuição.

Com base na avaliação subjetiva desses critérios, eram escolhidas as revistas que tinham mais a ver com o artigo em questão e, dentre elas, quais eram as melhores e em quais o manuscrito teria mais chances de ser aceito — Era recomendável enviar artigos sobre temas do momento, para revistas que estivessem publicando sobre o mesmo tema e que concordassem com a abordagem usada no trabalho.

Contudo, hoje em dia a maior parte das revistas científicas estão sob o poder de grandes editoras internacionais. Desta forma, o fator de impacto se tornou o principal critério para mensurar a escolha do melhor veículo de publicação.

Resumidamente, significa que quanto mais citados são os artigos de uma revista, mais atraente ela se torna para os estudantes/pesquisadores de uma determinada área. No entanto, há outros fatores qualitativos que devem ser levados em considerção como o histórico, o viés e a reputação da revista.

Além disso, é recomendável publicar artigos em revistas indexadas em bases de dados renomadas, como Web of Science, Scopus e SciELO, entre outras — E tenha bastante cuidado na hora de escolher as revistas.

Ver a "Parte 2" deste post, aqui.


Viu como é fácil definir a revista para o seu artigo? Se precisar de ajuda com seu artigo, solicite nosso apoio acadêmico.

Artigo — Apoio Acadêmico

* Adaptado de Sobrevivendo na Ciência