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ARTIGO: Como organizar suas ideias?

1 25 de junho de 2015

Está com dificuldades para escrever seu artigo científico? Isso é normal! Um dos maiores desafios ao preparar um artigo científico é identificar o momento em que todos os elementos necessários estão prontos e é hora de começar a escrever. Ou quando você leva ao seu orientador um conjunto de dados e quer escrever um artigo baseado nesses dados. Como saber se é hora de começar a escrever o seu artigo? Confira!


O objetivo de um artigo científico não é simplesmente apresentar um conjunto de dados, mas comunicar a solução de um problema ou uma nova descoberta. De certa forma, o artigo conta uma história — Isto é, tem "início, meio e fim". No entanto, há um desafio: Que "história" deve ser contada? Como deve ser contada? Qual deve ser o seu fim? E quais passos para se chegar ao seu destino?

A seguir, listamos algumas sugestões que podem ajudar a organizar as ideias e ver se é hora de começar a escrever o seu artigo científico.

Artigo — Como organizar suas ideias?

1. Identifique o objetivo do artigo

O primeiro passo para começar a escrever o seu artigo é identificar o objetivo. Tente escrever uma frase que descreva esse objetivo como, por exemplo: "The objective of this study is to propose a new dosimetric material and demonstrate its performance in neutron dosimetry" — Essa frase acabará sendo utilizada no resumo e na introdução do artigo, nesta ou em outra forma.

2. Organize os pontos a serem demonstrados

Assim que você identificar o objetivo do artigo, deve questionar: Quais são os pontos a serem demonstrados para atingir o objetivo proposto? Agora, é hora de organizar os pontos a serem demonstrados em uma lista — Aproveite a oportunidade para identificar e separar estudos não necessariamente relevantes para o problema a ser tratado no artigo, cujos dados foram obtidos com algum propósito.

3. Organize os dados que demonstram o ponto

Organize os gráficos e/ou tabelas que demonstram os pontos identificados.

4. Identifique as falhas e lacunas na linha de raciocínio

A sequência organizada de gráficos e tabelas deve contar uma "história". Deve-se questionar: Essa "história" está completa? Existem pontos para serem levantados (ou que ainda não foram levantados)? Existem pontos levantados que não possuem dados? — Esse é o momento de verificar a falta de dados, para que o artigo tenha sentido.

5. Conclusão

Se a "história" está completa, é hora de começar a escrever, mas isso não significa que novos experimentos não serão necessários: É comum perceber falhas na lógica ou lacunas nos dados levantados. Contudo, os passos acima podem evitar que se perca muito tempo redigindo um artigo que não tem chance razoável de ser completado.

Estes passos também ajudam a identificar problemas na consistência do artigo. Por exmplo, pode-se perceber que nem todos os dados foram obtidos da mesma forma, o que pode dificultar a comparação. Nesse caso, pode ser necessário levantar novos dados que sejam consistentes e comparáveis entre si.

Outro ponto que deve ser observado é o "tamanho" do artigo — Se o tamanho estimado está muito acima do usual (por exemplo, um artigo com 15 figuras quando em geral artigos na mesma área tem menos de 10), talvez seja necessário redefinir alguns dados ou informações levantadas ao longo da pesquisa realizada.


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Artigo — Apoio Acadêmico

Fonte: Ciência Prática