Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ARTIGO: Por que publicar artigos é fundamental?

21 de julho de 2015

Você provavelmente já deve ter ouvido de vários colegas que "publicar artigos é besteira", "não tenho tempo para publicar artigos, tenho coisas mais importantes para fazer" ou "publico meus trabalhos só em congressos". Não se deixe enganar: publicar artigos é uma atividade fundamental para qualquer estudante/pesquisador. Por que?

Primeiro, a ciência é, antes de tudo, uma cultura humana. Como em toda cultura, a comunicaão é fundamental. É claro que fazemos e respondemos perguntas científicas principalmente para satisfazermos nossa curiosidade ou resolvermos problemas. Aparentemente, isso poderia ser feito sem a ajuda de colegas, ou seja, sem a comunicação — Mas este é um engano terrível.

Todos os pesquisadores/estudantes precisam recorrer à literatura científica para aprender, descobrir onde estão os limites do conhecimento e, assim, definirem suas linhas de pesquisas — Isso também é comunicação. Diferentes meios de comunicação são importantes, principalmente palestras, pôsteres, conversas em congressos, aulas e artigos de divulgação.

No entanto, os artigos científicos são a principal forma de comunicação acadêmica. Artigos publicados em revistas científicas sérias e indexadas em uma ou mais das principais bases de dados tornam as descobertas acessíveis de forma duradoura: o que você comunicar ficará gravado, inalterado e acessível para várias pessoas.

Além disso, é importante publicar em revistas científicas de prestígio, onde há uma grande qualidade na revisão de trabalhos — O rigor editorial aumenta muito a credibilidade de um artigo, porque diminui a chance de trabalhos ruins serem publicados.

É claro que todas as formas de comunicação científica são importantes. Porém, a prioridade de um bom estudante/pesquisador devem ser os artigos. Mesmo projetos de iniciação científica devem resultar em uma publicação decente. Isso não tem nada a ver com pressão de publicação, culto ao Currículo Lattes ou outras paranoias contemporâneas: é apenas uma questão de lógica e compromisso com a pesquisa séria. Afinal de contas, qual é o sentido de fazer uma pesquisa e não divulgar suas descobertas? O número de artigos não importa; o importante é divulgar suas descobertas.


Agora, você já sabe por que publicar artigos é importante! Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Artigo — Apoio Acadêmico