Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ARTIGO: Saiba como formatar o seu

2 23 de janeiro de 2015

O artigo científico é um passo importante na vida acadêmica (e na carreira) de qualquer estudante. Mas, criar artigos para periódicos científicos pode deixar muitos alunos de cabelo em pé!

Não sabe como desenvolver o seu artigo? Ou tem toda a pesquisa pronta, mas não sabe as normas da ABNT para artigos e, consequentemente, não consegue formatar seu trabalho? Calma! Antes de mais nada, você precisa conhecer as normas da ABNT NBR 6022, 2003 — ela regulamenta as especificações de apresentação de artigos impressos.

A estrutura de um artigo científico é muito parecida com a de outros trabalhos acadêmicos: é composto por elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Lembrando que o artigo deve ser redigido em linguagem técnico-científica — portanto, é preciso ter bastante conhecimento do tema que será abordado.

Os textos técnico-científicos possuem características e normas específicas: o estilo de redação científica também possui princípios básicos — confira um exemplo de artigo científico, aqui.


Não é difícil elaborar um artigo científico nos moldes da ABNT. O primeiro passo para desenvolver um bom trabalho é ter um tema consistente e embasamento técnico-científico — e depois, claro, seguir as normas de formatação. Pensando nisso, elaboramos um pequeno manual com tudo o que você precisa saber para formatar corretamente o seu artigo.

A seguir, confira o Manual de Formatação de Artigos Científicos (veja como formatar seu artigo 'passo a passo'):

Manual de Formatação para Artigos Científicos