Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Atendimento via WhatsApp: (11) 9.8246-0190.

Central de Atendimento

ARTIGO: Tipos de artigos acadêmicos

1 8 de abril de 2015

Chegou a hora de desenvolver o seu artigo e você não sabe nem por onde começar? Calma, pensando nas dúvidas que podem surgir na hora de escrever seu artigo, preparamos um guia com algumas informações importantes. Confira!


Primeiramente, antes de começar a escrever é necessário conhecer as normas da ABNT NBR 6022 (2003), que apresenta os elementos que constituem um artigo científico — Lembrando que para submeter um artigo à aprovação de uma revista, é preciso seguir as normas editoriais adotadas pela revista e/ou periódico — Confira o manual com as normas da ABNR NBR 6022 (2003), aqui.

Artigo — Definições

Os artigos acadêmicos podem ser caracterizados de 3 formas distintas:

1. Artigo Científico

Parte de uma publicação com autoria que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas de conhecimento.

2. Artigo de Revisão

Parte de uma publicação que resume, analisa e discute informações já publicadas — Exemplo: "revisões bibliográficas".

3. Artigo Original (ou Divulgação)

Parte de uma publicação que apresenta temas ou abordagens originais — Exemplos: relatos de caso, comunicação ou notas prévias.

Artigo — Apresentação

A seguir, confira alguns itens que devem figurar em todos os artigos acadêmicos:

Título e subtítulo: Devem figurar na página de abertura do artigo (no idioma do texto) — Também é necessário acrescentar o título e subtítulo (se houver) em outro idioma (após o título em língua vernácula).

Resumo: Deve apresentar uma sequência de frases, de forma clara, deve conter os objetivos, a metodologia e os resultados alcançados (não ultrapassando 250 palavras) — Também é necessário acrescentar o resumo em outro idioma para divulgação internacional. Geralmente, Abstract em inglês, Resumen em espanhol, ou Resumé em francês.

Autor(es): Os nomes devem vir acompanhados de um breve currículo que os qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo e o e-mail (e/ou endereço postal) devem aparecer no rodapé indicados por asterisco (*) na página de bertura.

Palavras-chave: São palavras ou termos retirados do texto para representar seu conteúdo e facilitar a indexação (devem ser acrescentadas após o resumo) — Também é necessário acrescentar as palavras-chave em outro idioma. Geralmente, Keywords em inglês, Palabras claves em espanhol, ou Mots-clés em francês.

E, ainda segundo as normas da ABNT NBR 6022 (2003), devem figurar nos artigos acadêmicos os 'Elementos Textuais' (compostos de Introdução, Desenvolvimento e Conclusão) e os 'Elementos Pós-Textuais" (geralmente, as Referências Bibliográficas).

Artigos Científicos — Apresentação


Viu como é fácil desenvolver o seu artigo acadêmico? Confira os materiais adicionais para consulta ou download:

ARTIGO ACADÊMICO
1. Veja como escrever o seu artigo e o que colocar em cada elemento (pré-textuais, textuais e pós-textuais).
2. Confira as normas da ABNT sobre artigos acadêmicos.
3. Confira uma seleção com algumas bases de artigos para o embasamento teórico da sua pesquisa.
4. Confira como formatar o seu artigo acadêmico, de acordo com as normas da ABNT NBR 6022 (2003).
5. Veja o modelo de um artigo acadêmico pronto — mais algumas dicas adicionais para a elaboração do seu artigo.

Se precisar de auxílio no desenvolvimento do seu artigo, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico