Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ARTIGO: Trabalhos descritivos são importantes?

1 3 de agosto de 2015

Está redigindo o seu artigo científico e não sabe por onde começar? Calma, é normal! Está com dúvidas se o artigo científico pode ser descritivo e ainda assim relevante… Confira nossas dicas!


Os artigos científicos (e vários outros tipos de trabalhos acadêmicos) descritivos são muito importantes, em todas as áreas do conhecimento. Isso não significa que toda descrição é útil, muito menos que descrições são úteis e teoria é bobagem — Todas as ciências precisam de uma base descritiva sólida para poder se desenvolver, amadurecer e entender melhor os processos por trás dos padrões observados.

Além disso, a descrição, a experimentação e a teoria se retroalimentam em qualquer ciência, seja ela recente ou antiga. Como essa discussão tem se tornado cada vez mais polêmica, vale a pena refletir um pouco sobre o que são e para que servem os artigos descritivos.

Artigo — Trabalhos Descritivos

Um artigo descritivo, por definição, tem duas utilidades principais:

1. Contar à comunidade acadêmica/científica como é algum objeto de interesse — Seja ele um organismo, um ambiente, um fenômeno ou qualquer outra entidade;
2. No caso de um fenômeno, a descrição serve para definir como são os elementos do sistema onde ele ocorre, suas características — Tudo em busca da compreensão dos mecanismos que regem o fenômeno.

Um artigo descritivo se torna especialmente útil quando o objeto de interesse é inteiramente novo — Por exemplo, no caso da descoberta da cura de alguma doença, ou de qualquer tipo de fenômeno nunca registrado pela ciência. Com a diversidade de áreas de conhecimento existentes, sempre haverão novos objetos de estudo a serem descritos.

Contudo, também é possível fazer artigos descritivos de objetos de estudo já conhecidos e estudados anteriormente. Porém, qual é o sentido de descrever algo já conhecido? Muitas vezes, esse tipo de abordagem costuma ser repetitiva ou mesmo preguiça intelectual.

No entanto, pode ser interessante estudar um fenômeno já estudado, mas com abordagens diferentes. Como dito no começo, independente de qualquer coisa, para se entender os mecanismos envolvidos em um fenômeno, é preciso descrever os elementos e o sistema onde ocorre.

Logo, fica clara a importância de artigos descritivos por várias razões, observando-se certas condições, para que o estudo seja de fato relevante — Apesar de descrições serem úteis, um estudante/pesquisador não pode somente escrever artigos descritivos, porque a chance de se encontrar coisas novas e relevantes, durante essas investigações, é muito pequena.

Mas, os artigos descritivos também são muito importantes para entender novas descobertas. Muitos cientistas, que fizeram grandes descobertas ao redor do mundo e em diferentes áreas da ciência, também queriam entender as coisas que descobriram. Isto é, a partir das descobertas e descrições que faziam, eles geravam hipóteses, previsões e até novas teorias — Por outro lado, descrever apenas por descrever ou comparar apenas por comparar não são motivos suficientes para realizar um artigo descritivo.


Viu como é fácil fazer um artigo descritivo? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Artigo — Apoio Acadêmico