Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Plataforma da USP ensina a escrever artigos

1 8 de abril de 2015

Chegou a hora de desenvolver seus artigos e não sabe nem por onde começar? Calma, é normal! A seguir, confira nossas dicas.


Para melhor a qualidade dos artigos científicos produzidos por pesquisadores brasileiros, a Universidade de São Paulo (USP) — líder em produção científica no país — lançou o curso online gratuito Escrita Científica. O curso idealizado pela instituição tem como objetivo auxiliar pesquisadores e estudantes de pós-graduação na elaboração de artigos de maior relevância acadêmica.

A redação de artigos científicos, elaborados para serem publicados em revistas de alta visibilidade (como a Science, Nature e a Clinics) é um dos principais fatores do crescimento da produção científica nas universidades, porém a técnica não é dominada por pesquisadores principiantes e alunos de pós-graduação.

Escrita Científica

Dessa forma, o curso online de escrita científica é bem intuitivo e didático — Dividido em oito módulos que explicam, passo a passo, cada uma das partes que compõem o paper (título, introdução, resultados, conclusões). Há inclusive um tópico específico sobre a elaboração de artigos em inglês.

Além das videoulas gratuitas, os interessados ainda podem fazer download (também gratuito) de apostilas e materiais didáticos extras, que trazem indicações de obras de referência recomendados pelo professor Valtencir Zucolotto, idealizador do curso.


Viu como não é difícil desenvolver o seu artigo acadêmico? Confira os  materiais adicionais gratuitos para consulta ou download:

ARTIGO CIENTÍFICO

1. Baixe um modelo de artigo científico, de acordo com as normas da ABNT.
2. Confira as normas da ABNT sobre artigos acadêmicos.
3. Veja os detalhes dos diferentes tipos de artigos acadêmicos.
4. Confira como fazer a formatação do seu artigo acadêmico.


Apoio Acadêmico