Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ARTIGOS: Devo publicar em inglês ou português?

27 de fevereiro de 2015

Publicar um artigo é algo que pode gerar muitas dúvidas em estudantes e profissionais. É melhor publicar artigos em inglês ou português? Confira nossas dicas (a seguir):

Artigos — Publicar em Inglês ou Português?

Em geral, é recomendável publicar em inglês. As bases de periódicos mundiais estão cada vez mais dando importância para os artigos publicados em inglês. E mesmo bases como a SciELO Brasil insistem na publicação de artigos para indexação em inglês — Isso também se deve ao fato de que a maior parte dos acessos vem de países de língua inglesa.

SciELO Brasil

O inglês hoje é a língua franca do mundo, principalmente quando o assunto é a publicação de artigos. Mas, isso não significa que seja errado publicar em português (ou que os artigos na língua vernácula não serão acessados). Hoje, muitas bases de artigos recomendam a publicação de artigos em mais de um idioma.

A maior parte da comunidade científica, hoje, fala inglês (leem e escrevem, em sua maioria) — E publicar em vários idiomas abre espaço para o acesso de pessoas que não fazem parte da área científica, mas que se interessam pelas novas pesquisas publicadas, principalemente artigos da área médica.

Um ponto positivo de publicar artigos na nossa própria língua é manter as palavras, jargões e expressões científicas da língua vernácula (no caso, a língua portuguesa) atualizados. E também é de grande auxílio para a popularização de novos termos e terminologias científicas, que geralmente são originadas na língua inglesa.


A publicação de artigos deve ser feita no idioma que o estudante/profissional achar melhor para o tema de sua pesquisa — lembrando que as duas opções não são necessariamente excludentes. Precisa de ajuda? Solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico