Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

BIBLIOGRAFIA: Como fazer?

23 de janeiro de 2015

A bibliografia é a parte do trabalho em que se coloca por ordem alfabética todas as referências (fontes) utilizadas no trabalho em questão. A bibliografia deve seguir as normas da ABNT (confira mais informações sobre as normas da ABNT, aqui).

As fontes a serem indicadas na bibliografia devem ser livros, enciclopédias, sites, revistas ou qualquer outro meio que se tenha a informação que você utilizou em suas pesquisas. Ainda não sabe como fazer a sua bibliografia? Confira as nossas dicas:

Sempre anote informações importantes sobre os materiais que você utilizar como fonte de pesquisa — nome do autor, data de pesquisa, entre outros.

Confira as normas vigentes da ABNT, para não errar na hora de referenciar as obras na sua bibliografia.

Existem algumas diferenças para referenciar obras de diferentes tipos de mídias (jornais, revistas, sites, entre outros) — consulte, aqui.

É recomendável que você anote o nome da editora, a data (em que você leu e/ou pesquisou no material que será referenciado), cidade e o autor do texto. Em livros, geralmente, essas informações estão na contra capa. Na internet, a data e o autor encontram, normalmente, no início ou no fim do texto — o mesmo vale para artigos em jornais e revistas.

A forma mais comum de referenciar um livro — seguindo as normas estabelecidas pela ABNT — é a seguinte: ÚLTIMO SOBRENOME (em letras maiúsculas). 1º Nome do autor. Título da obra (em negrito ou sublinhado). Edição. Cidade: Editora, Ano (confira aqui, exemplo e como fazer citações).

Para não correr o risco de errar na hora de referenciar as obras utilizadas em seus trabalhos, consulte o site da ABNT para certificar-se de que as normas vigentes não sofreram alterações.

Bibliografia Exemplo