Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

CITAÇÕES: Ferramentas para organizar seus trabalhos

1 23 de março de 2015

Você tem dificuldades para organizar seus trabalhos acadêmicos, sobretudo as citações? Calma, isso é normal! Às vezes, pode ser complicado organizar as citações que serão incluídas em pesquisas… Pensando nisso, selecionamos algumas ferramentas que são ótimas para deixar seus trabalhos acadêmicos muito mais organizados.


Citações — Como organizá-las?

As citações são importantíssimas para os trabalhos acadêmicos —principalmente para trabalhos de conclusão —, pois acrescentam embasamento técnico-científico aos textos desenvolvidos pelos estudantes. Mas como organizá-las para acrescentar às pesquisas? A seguir, confira algumas ferramentas que irão auxiliar nessa atividade:

1. Zotero

Zotero

O Zotero é um gerenciador gratuito de citações e referências. Desenvolvido para armazenar, gerenciar e citar referências bibliográficas. Possui também um plugin gratuito para o navegador Firefox. Veja aqui, um vídeo de como utilizá-lo.

2. CiteULike

CiteULike

O CiteULike é uma plataforma gratuita para armazenar, compartilhar e descobrir citações e referências bibliográficas. Permite também a inclusão de materiais disponíveis na web e artigos em .pdf.

3. EndNote

EndNote

O EndNote é um software pago que permite aos usuários pesquisar em diversas fontes e arquivos em .pdf — Também é possível criar listas bibliográficas, citações, compartilhar pesquisas e acessar todos esses materiais em qualquer lugar. Aproveite e teste os 30 dias gratuitos disponibilizados no site.

4. Evernote

Evernote

Com o Evernote é possível registrar, organizar e compartilhar suas citações, referências bibliográficas e qualquer tipo de conteúdo: textos, imagens, áudios, vídeos, entre outros — Além disso, é possível acessar o software pelo celular, computador e tablet. A ferramenta possui versões gratuitas e pagas (e também é possível utilizar em português).

5. Minhas Citações

Minhas Citações

O site é um projeto desenvolvido por um ex-estudante de Biblioteconomia da USP (Universidade de São Paulo). Gratuito e sem fins lucrativos, a ferramenta oferece um serviço de organização de fichas de leituras para os usuários.


Viu como é fácil organizar as suas citações? Quer saber como formatar as suas citações, veja aqui. Se precisar de auxílio na organização dos conteúdos de seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico