Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FACULDADE: Como escrever bons trabalhos acadêmicos?

1 2 de junho de 2015

Quer garantir que os seus trabalhos de faculdade sejam adequados aos padrões universitários? Então, confira como escrever bons trabalhos acadêmicos.


Os seus professores esperam que você seja capaz de realizar pesquisas acadêmicas que demonstrem todo o seu potencial como estudante universitário. Para que isso seja possível, é preciso prestar atenção aos formatos dos trabalhos, a metolodogia que você utilizará e, principalmente, a linguagem escrita. A boa notícia é que isso não é tão difícil quanto parece. Confira!

Trabalhos acadêmicos — Como escrever?

1. Compreensão

Entender a proposta dos trabalhos deve ser o primeiro passo para conduzir a sua pesquisa. Os professores esperam que você disserte sobre um assunto, analise determinados temas ou desenvolva soluções para um problema? Defina o que deve ser feito para, então, começar seus trabalhos.

2. Linguagem

Após compreender a proposta do trabalho, comece a pesquisar e atente-se ao objetivo. A escrita deve estar de acordo com a audiência que o trabalho deseja atingir — E lembre-se: trabalhos acadêmicos exigem uma linguagem formal. Pense em seus trabalhos como relatórios profissionais.

3. Referências

É muito importante citar todas as fontes utilizadas nos seus trabalhos, e também deve-se tomar cuidado com o número de citações — Se você utilizar muitos trechos de livros, por exemplo, seus trabalhos parecerão retalhos de informações. Apenas use citações que sejam importantes para o desenvolvimento de seus trabalhos.

4. Revisão

Por fim, nunca entregue um trabalho sem revisá-lo. Ler o texto redigido mais de uma vez vai garantir que você não deixou nenhum erro ortográfico passar, o que também transmite uma imagem de organização, disciplina e até mesmo profissionalismo — Pedir para outras pessoas lerem seus trabalhos também pode ser uma boa alternativa para detectar possíveis erros.


Viu como é fácil escrever seus trabalhos? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico