Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Como Escrever Uma Monografia?

17 de junho de 2014

Muitos de nossos clientes nos questionam: como escrever uma monografia passo-a-passo? Então para facilitar, criamos um passo-a-passo de como escrever uma monografia. Aproveite!

Como Escrever Uma Monografia: Planejamento

O primeiro passo antes de escrever uma monografia é planejar. Aqui, antes mesmo de começar a escrever sua monografia, é importante você fazer-se algumas perguntas e colocar as respostas em uma folha de sulfite, que seja:

— Quem sou eu? (Qual o nível do trabalho? É monografia de graduação? É monografia de pós-graduação?)

— Para onde vou? (Qual o objetivo em escrever sua monografia? É monografia de final de curso?)

— Qual o tema de sua monografia? (Já pensou no tema? Se não pensou, veja nossa Sugestão de Temas de Monografia)

— Quais assuntos tratar? (Quais assuntos sua monografia irá abordar? Quais os temas da monografia?)

— Principais autores. (Quem são os autores principais que você utilizará? Quem é relevante em sua área para que conste em sua monografia?)

Como Escrever Uma Monografia: Título

O título é a referência principal de qualquer monografia. Entretanto, acredite, é a última coisa que você efetivamente escreverá. Ao contrário do que muitos pensam, ao longo de sua pesquisa, tanto o seu título como o seu tema mudarão. É normal. 

Afinal, conforme você vai se aprofundando mais e mais no assunto, é normal que você corrija algumas palavras do tema de sua monografia para que sejam mais precisos na pesquisa, e consequentemente, seu título também mudará.

Por isso, não esqueça, ao escrever sua monografia, deixe o título por último. Ou coloque um título sabendo que é provisório e poderá mudar no decorrer da pesquisa.

Como Escrever Uma Monografia: Introdução

Outra parte que nossos alunos, erroneamente, correm para começar a escrever em suas monografias é a introdução. Não há como fazer uma boa introdução de monografia sem que você tenha escrito a própria monografia. Afinal, você vai introduzir o que? Quais capítulos contêm sua monografia? Quais assuntos sua monografia trata? Se você não a escreveu, é impossível introduzí-la.

Portanto, deixe também a introdução da monografia por último. E quando for escrever, garanta que contenha:

— Uma leve descrição de cada um dos capítulos de sua monografia;

— Já levante algumas questões interessantes que você tratará na monografia e coloque um "link" entre eles, por exemplo: Conforme veremos na página X, o autor Y trata do tema com grande seriedade e nos demonstra a importância que o tema Z traz para a área… (e assim continua o texto explicativo)

— Problema de pesquisa: na maioria das faculdades brasileiras, é aqui que você deve inserir o seu problema de pesquisa e explicar um pouco sobre ele. Tente responder algumas perguntas básicas como qual a relevância desse problema, o que ele acarreta se não for solucionado, e assim por diante.

[button link=”http://www.mundodamonografia.com.br/faca-seu-pedido/” title=”Solicitar Orçamento Grátis” style=”big” colour=”green”]

Como Escrever Uma Monografia: Organização

É de extrema importância que você mantenha seu texto de monografia sempre organizado. Uma monografia organiza já é "meio passo andado" em direção a aprovação da monografia. Não comece a tratar de um assunto em um capítulo, continuando no final da monografia e tendo o final do assunto em um terceiro capítulo.

Divida os capítulos de forma que o assunto fique flúido, ou seja, a cada capítulo "convide" seu leitor a continuar lendo a sua monografia no próximo capítulo. Nos últimos parágrafos de cada capítulo, já comece a tratar o assunto do próximo envolvendo com o capítulo atual. Ou seja, torne a sua Monografia agradável de ler, mas não perca a organização.

[button link=”http://www.mundodamonografia.com.br/faca-seu-pedido/” title=”Solicitar Orçamento Grátis” style=”big” colour=”green”]

Como Escrever Uma Monografia: Linguagem

A linguagem é um item essencial em qualquer escrita científica, principalmente em uma monografia. Mas ai que esta o segredo. A questão da linguagem não é apenas escrever com o português correto, mas sim a clareza. É muito comum ouvir de alunos que “crase não existe mais em português”. O problema é na única regra que sintetiza todas as demais: a clareza. A gramática serve para evitar ambigüidades (“indicar a coisa à pessoa”… “Têm” significa plural, é muito diferente de “tem” que é singular). Ora, em um texto científico, você não quer ambigüidades.

Dica básica: uma ideia por parágrafo e um parágrafo por ideia. Se você mantiver essa regra sempre em mente, seu texto acadêmico e até mesmo informal melhorará muito!

Não se esqueça: O leitor não é você. Ele não está em sua mente para interpretar suas palavras. Em particular, ele não pode inventar seu raciocínio lógico: você sempre deve ajudar o leitor a se posicionar em seu texto. É por isso que insisto tanto nas transições e nas conexões lógicas.

Como Escrever Uma Monografia: Conclusão

A conclusão, ao contrário da introdução, pode ser mais específico ao descrever os detalhes e assuntos abordados durante a monografia. Aqui, na conclusão da monografia, é o local onde você fará uma breve descrição de tudo que pesquisou e aprendeu com a monografia e detalhará o pensamento final da pesquisa realizada.

Discuta aqui, na conclusão da monografia, os resultados obtidos na pesquisa e a sua relevância e realidade para a área em questão. 

A conclusão deve apresentar: a integração entre os objetivos, suposições, hipóteses e resultados obtidos na pesquisa; as implicações desses resultados para a teoria e a prática; e recomendações para estudos futuros sobre o tema. 

Gostou das Dicas?

Se você conseguir seguir essas dicas de como escrever uma monografia, tenha certeza, sua monografia saltará a olhos vistos em questão de qualidade. 

Agora, se mesmo assim você ainda tem dúvidas e precisar de mais dicas e/ou ajuda profissional, conte com a Equipe Mundo da Monografia e tenha mais tranquilidade.

[button link=”http://www.mundodamonografia.com.br/faca-seu-pedido/” title=”Solicitar Orçamento Grátis” style=”big” colour=”green”]