Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

TESE: Como escrever uma tese bem elaborada?

19 de março de 2015

Precisa escrever uma tese (ou algum outro tipo de texto acadêmico) e quer atrair a atenção dos professores? A seguir, confira nossas dicas.


Durante a graduação (pós-graduação, entre outros), é preciso encontrar maneiras criativas de escrever trabalhos que chamem a atenção dos professores. Para isso, é necessário sair do comum e explorar argumentos e questões de forma aprofundada nas suas teses.

Tese — Como escrever?

Para aumentar o interesse do leitor é essencial desenvolver uma tese bem elaborada, específica e complexa. Esta deve ser a base da narrativa e, assim, o sucesso será garantido. Confira como escrever uma boa tese:

1. Goste do tema

Quanto mais você gostar, melhor será seu texto. Se você tiver que escrever sobre um assunto que não é do seu interesse, tente torná-lo criativo e mais interessante (sob o seu ponto de vista) — Assim, o seu texto será mais prazeroso de redigir.

2. Desenvolva opiniões sólidas

A opinião consolidada é importante para o sucesso da tese. Caso você tenha dificuldades nesta parte, leia artigos e outros materiais específicos sobre o assunto. Além disso, pesquise em outras teses prontas que tenham relação com a sua — Aumente sua base argumentativa.

3. Adjetivos

Explore adjetivos mais elaborados na hora de desenvolver a sua tese como, por exemplo, "opressivo" e "tirânico", que destacam o ponto de vista — Enfatize sua opinião e fortaleça os seus argumentos.

4. Tese fundamentada

A tese dá sentido aos conceitos apresentados no texto, por isso é recomendável que ela não aborde muitos conteúdos diferentes — Dessa forma, é possível focar em uma ideia principal e manter a tese com uma linha de raciocínio relevante.

5. Seja específico

A tese deve apresentar detalhes característicos sobre os argumentos, assim o leitor ficará preparado para o resto do conteúdo.


A seguir, confira como um exemplo de como elaborar uma tese bem argumentada.

Tese — Exemplo

Precisa de mais auxílio para desenvolver sua tese? Solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico