Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

Como fazer um Projeto de Pesquisa? (Parte I)

4 3 de julho de 2015

O sucesso de um Projeto de Pesquisa, seja de graduação, mestrado ou doutorado, depende fundamentalmente da qualidade de sua elaboração. O Projeto de Pesquisa demanda planejamento, principalmente durante a coleta e interpretação de dados. Imprevistos podem acontecer, mas é preciso estar preparado. Pensando nisso, elaboramos este guia com algumas dicas. Confira!


O Projeto de Pesquisa pode amedrontar muitos estudantes, independentemente do grau em que se encontra (graduação, mestrado, doutorado, entre outros), pois sua elaboração garantirá o sucesso de suas respectivas pesquisas. E como fazer?

Projeto de Pesquisa — Como elaborar?

1. O que você deseja pesquisar/saber?

Um cientista realiza um Projeto de Pesquisa básica, acima de tudo, para matar sua curiosidade. Dessa forma, o mais importante é saber exatamente que pergunta você deseja responder — Todo o resto estará ligado a essa curiosidade central. Não é recomendável iniciar um projeto quando não se sabe aonde quer chegar; apenas em casos raros é possível fazer descobertas interessantes sem ter uma pergunta. No entanto, não é uma regra e podem haver exceções.

2. A teoria e a prática

Todo e qualquer trabalho científico deve ser baseado em um contexto teórico, que vai sendo sistematicamente confrontado com a realidade. Portanto, não almeje descrever só por descrever, comparar só por comparar. Tente criar hipóteses claras e testáveis baseadas nas teorias atualmente aceitas na sua área.

3. Crie uma base forte

O que importa não é a quantidade, mas a qualidade da leitura. No caso de trabalhos com métodos complexos emprestados de outras ciências, leia também artigos que usaram esses mesmos métodos para outros fins. Através da leitura e das conversas com colegas, descubra quais são as principais lacunas de conhecimento dentro desse tema, avalie quais delas parecem oferecer campos de trabalho mais promissores e que sejam mais atraentes e factíveis.

4. Defina o problema a ser resolvido

Após escolher o que deseja saber, ou seja, o tema principal do seu Projeto de Pesquisa, pense em qual questão específica você gostaria de resolver dentro dele. Escolha uma só, não tente resolver um monte de coisas ao mesmo tempo. Elabore essa questão na forma de uma pergunta simples e objetiva, que possa de fato ser respondida dentro do tempo disponível — Dê atenção a estruturação lógica do seu Projeto de Pesquisa, e sempre prefira o problema que possa gerar uma contribuição significativa.

5. Defina claramente a abordagem do seu Projeto de Pesquisa

Há três abordagens principais que você pode escolher. Dessa forma, o seu Projeto de Pesquisa pode ser descritivo, hipotético-dedutivo ou teórico:

Projeto de Pesquisa Descritivo: visa apenas apresentar as características de um organismo, um tipo de interação, uma população, uma comunidade, um ambiente ou qualquer outra entidade ecológica.
Estudo Hipotético-Dedutivo: tem por objetivo testar hipóteses criadas a partir do conhecimento que já se tem sobre um sistema de interesse.
Projeto de Pesquisa Teórico: visa, com base em todas as informações que se tem sobre um tema, tentar tirar uma "moral da história", dando um sentido maior a todas as ideias elaboradas e evidências coletadas até então.

6. Use uma boa estrutura lógica

Agora você pode começar a escrever o Projeto de Pesquisa. Use a senguinte estrutura, que é muito produtiva, além de ser padrão: Introdução, Objetivo e Hipóteses, Métodos, Resultados Esperados, Cronograma, Orçamento e Referências. Recomenda-se escrever as seções nesta ordem, que segue a lógica natural da elaboração de um Projeto de Pesquisa, porém cada pesquisador tem seu modo para fazer isso; o importante é manter a sintonia depois.

Confira a 'Parte II' desse post, aqui.


Viu como é fácil fazer o seu Projeto de Pesquisa? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Projeto de Pesquisa — Apoio Acadêmico

* Fonte: Sobrevivendo na Ciência