Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

DICAS: Como fazer um relatório de estágio?

1 13 de fevereiro de 2015

Chegou a hora de desenvolver o seu relatório de estágio e você não sabe por onde começar? Calma, nós vamos te ajudar! O relatório é um trabalho muito solicitado em universidades, principalmente para alunos que fazem estágio.

O relatório de estágio deve informar, de modo ordenado, todo os acontecimentos dentro de um determinado período de tempo. A seguir, confira nossas dicas de como preparar o relatório de estágio:

Tipos de relatório

Existem basicamente dois tipos de relatório, o acadêmico e o profissional, os dois obedecem normas e possuem a mesma finalidade: relatar o desenvolvimento de um trabalho e/ou pesquisa — informando todas as etapas e resultados de forma objetiva.

Todos os tipos de relatório devem ser produzidos com base nos resultados de uma atividade e/ou pesquisa. Por isso, é preciso ter material de apoio para o desenvolvimento de seu relatório de estágio: é preciso anotar os pontos relevantes (isso vale também para relatórios de livros, relatórios profissionais, relatórios de pesquisas, entre outros).

Relatório de estágio

Assim como qualquer outro trabalho acadêmico ou documento, o relatório de estágio precisa necessariamente ter objetivos bem definidos e deve ser dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. O título deve ser simples e vir seguido de identificação (nome, turma, curso, entre outras informações).

O relatório de estágio, diferente dos demais trabalhos e documentos, não tem o objetivo de argumentar, mas sim de relatar dados ou informações coletadas e/ou observadas. Por fim, deve-se concluir os dados apresentados.

A redação do relatório de estágio deve usar uma linguagem formal e técnica quando necessário, contudo deve ser clara e objetiva. Evite erros gramaticais e consulte com sua faculdade se há algum manual ou normas específicas para a elaboração do relatório de estágio.

Fazer um relatório de estágio implica comunicar fatos, resultados, e é de extrema importância que você redija ao menos esses objetivos básicos.

Apoio Acadêmico