Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

RESUMO: Como devo fazer uma resenha crítica?

2 13 de fevereiro de 2015

A resenha crítica é um resumo composto não só de informações ou conteúdos indicativos, mas também de interpretação de texto. Para isso, é preciso leitura, resumo e comentários críticos de um livro, texto, entre outros.

Para redigir uma boa resenha crítica é preciso conhecer o assunto a ser comentado. Ainda não sabe como fazer uma resenha? Confira nossas dicas:

• Apresente uma descrição detalhada de fatos singulares relacionados ao assunto que será resenhado.

• Além da sua interpretação sobre o assunto, busque outras opiniões e tente confrontá-las.

• A resenha deve ser informativa e de fácil compreensão.

• Extraia as principais ideias — do material resenhado — e apresente-as de forma concisa.

Para uma boa resenha crítica é preciso uma descrição minuciosa que compreenderá fatos, ou seja, a apresentação do conteúdo da obra e, então, seguir para o resumo, crítica e formulação de um conceito.

Além da interpretação pessoal, é interessante inserir na resenha as opiniões de diversos autores (não necessariamente da comunidade científica, dependendo do material de que trata a resenha) e estabelecer comparações com os métodos, destaques e a forma de exposição de outros autores.

A finalidade de uma resenha crítica é informar o leitor, de maneira objetiva e clara, sobre os mais diversos assuntos (geralmente, obras literárias e acadêmicas), evidenciando a contribuição da obra: novas abordagens, novas teorias, novos conhecimentos etc. O objetivo principal é apresentar uma síntese das ideias principais.

É preciso resumir o assunto de forma que ainda seja possível compreender sua ideia principal. Aponte falhas e os erros de informação encontrados e, ainda assim, faça elogios à obra — comente sobre a sua contribuição para o público, em geral.

Quanto aos comentários críticos — tanto positivos quanto negativos —, mas lembre-se: não faça juízo de valores ou deturpe as impressões da obra e, por fim,  não imponha a sua análise como a única verdade em questão.


Viu como é fácil elaborar a sua resenha crítica? Se ainda restaram dúvidas, consulte o exemplo a seguir (resenha crítica pronta). E se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Resenha Crítica — Exemplo

Apoio Acadêmico