Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

DICAS: Acerte na escolha do curso a distância

19 de fevereiro de 2015

Está pensando em fazer um curso de graduação ou pós-graduação a distância? Mas não sabe qual o melhor curso e como escolher? Calma, nós vamos te ajudar! Preparamos um guia com alguns itens que você precisa saber antes de optar por ingressar num curso e numa instituição de ensino superior a distância. Confira!

Dicas para escolher um curso e uma instituição de ensino a distância

1. A instituição

Antes de ingressar em qualquer instituição, certifique-se de que a mesma e o polo de apoio presencial estão certificados pelo MEC (Ministério da Educação). Para ter essas informações, basta acesar o sistema e-MEC — Confira aqui.

2. Confira a avaliação do curso no ENADE

Para ter mais confiança na escolha do seu curso a distância, é preciso consultar o conceito do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes). A nota obtida pelos alunos, reflete na classificação e sobre a qualidade do curso oferecido. Os conceitos do ENADE vão de 1 a 5, mas o MEC considera como dentro do padrão de qualidade os cursos com nota igual ou maior que 3.

3. Material Didático

É preciso analisar a qualidade do material didático, afinal ele será o maior suporte durante um curso a distância. Certifique-se de que o conteúdo dos materiais é de qualidade — Para isso, peça para analisar e conhecer o material didático da instituição.

4. Fale com ex-alunos

Uma das melhores formas de avaliar a qualidade de um curso é falando com quem já passou pela instituição. Vá até a instituição e converse com os alunos, pergunte sobre os materiais didáticos, a infraestrutura da instituição, entre outras informações necessárias para o seu processo de decisão.

5. Grade curricular do curso

Conhecer a estrutura do currículo do curso que você deseja, ajuda no processo de decisão — e também ajuda a definir se você encontrará o conhecimento que busca. Além disso, é possível verificar o direcionamento que o curso terá ao longo dos semestres.