Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

DISSERTAÇÃO: Como eu devo fazer?

27 de janeiro de 2015

A dissertação de mestrado é um estudo de natureza reflexiva que consiste na aplicação e estudo de teorias. A dissertação exige uma pesquisa própria da área científica em que se situa (Administração, Pedagogia, Biologia, entre outros), com os instrumentos metodológicos específicos.

A pesquisa pode ser teórica, de campo, documental, experimental, histórica ou filosófica, mas sempre abordando um tema único, específico e bem delimitado. Além disso, a dissertação exige uma contribuição suficientemente original — é um dos principais requisitos, pois deve apresentar um progresso para a área científica em que se situa. Ainda não sabe como fazer a sua dissertação de mestrado? Confira nossas dicas:

• Lembre-se de definir muito bem o tema que será abordado na sua dissertação.

• Leia outras dissertações e tenha uma base de quais assuntos já foram abordados e de que maneira foi elaborada a pesquisa técnico-científica.

• Elabore textos claros e objetivos — se utilizar termos científicos específicos, lembre-se de criar notas de rodapé com seus significados ou, se necessário, um glossário (confira aqui, como fazer um glossário).

Para desenvolver uma boa dissertação, é preciso incorporar alguns elementos, tais como: um bom título, prefácio, conclusão, entre outros.

A escolha do título deve ser considerada muito importante: através dele, outros pesquisadores, acadêmicos, entre outros, encontração seu trabalho com mais facilidade. Ao nível da pesquisa bibliográfica, durante uma pesquisa específica podemos ver a importância de um título para a compreensão do leitor.

Outro elemento importante para o embasamento técnico-científico da dissertação são as citações, mas é preciso utilizar deste recurso com extremo cuidado: o texto deve conter apenas citações pertinentes ao texto.

Por fim, a conclusão: todo trabalho de natureza científica inclui as principais conclusões da pesquisa realizada — devem constar não só as críticas finais, mas também eventuais orientações para novas pesquisas sobre o tema.

A seguir, confira o exemplo de uma dissertação feita de acordo com as normas da ABNT 14724, 2011.

Exemplo de Dissertação