Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ERRATA: O que é e como devo fazer?

19 de fevereiro de 2015

Durante o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos é comum haver erros dos mais diversos tipos no texto: de digitação, de formatação, de citação, entre outros. Para isso, existe a errata — A seguir, saiba o que é e como fazer a sua errata. Confira!

Errata

A errata é um documento simples, onde devem ser indicados os erros encontrados no trabalho — apontando o erro e indicando a forma correta.

Segundo as normas da ABNT NBR 14724 (2011, p. 7), a errata é um elemento opcional inserido logo após a folha de rosto. Deve ser apresentada em papel A4 avulso e deve conter a referência do trabalho e o texto da errata, conforme o modelo (a seguir):

Errata: Exemplo

A errata deve conter: Nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza (tipo de trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido e área de concentração), data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem. A data de aprovação e as assinaturas dos membros componentes da banca examinadora devem ser colocados após a aprovação do trabalho (ABNT NBR 14724).

Embora a ABNT mencione que a errata precisa ser "acrescida ao trabalho depois de impresso", em alguns casos existe a possibilidade de correção direta no trabalho. Algumas instituições de ensino exigem a entrega de um exemplar final, assim o aluno pode fazer alterações de acordo com as sugestões dos avaliadores.

Contudo, é recomendável que a errata seja entregue no dia da apresentação do trabalho. Dessa forma, é indicado fazer uma via para casa membro da banca examinadora, e entregá-las antes de iniciar a sua apresentação — é importante ressaltar aos presentes que foi necessário o uso da errata, mas não é necessário relatar quais foram os erros encontrados.


Confira (a seguir) um modelo de errata para TCC:

Errata — Exemplo

Viu como é fácil corrigir os erros dos seus trabalhos acadêmicos com a errata? Se precisar de auxílio com a revisão de trabalhos solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico