Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTÁGIO: Aproveite ao máximo o seu estágio

2 de dezembro de 2015

Você aproveita ao máximo o seu estágio? Se você ficou com dúvidas na hora de responder essa pergunta, confira 5 estratégias para fazer da sua oportunidade de estágio o inicio de uma carreira de sucesso!


O estágio pode ser uma ótima oportunidade para aprender novas habilidades e começar a contruir sua carreira profissional. Apesar de cada experiência de trabalho ser única, existe um fator em comum entre elas: o estagiário.

Muito do que você irá vivenciar em seu primeiro emprego depende unicamente do seu estágio. Por isso, listamos 5 estratégias recomendadas para que você aproveite ao máximo esse momento. Confira!

Estágio — Aproveite essa oportunidade!

1.Tenha atitudes positivas

Sua atitude pode interferir diretamente na experiência de estágio. Por isso, encare o seu trabalho como se fosse a sua entrevista de emprego — Mesmo que você não seja contratado (ou mude de empresa), as pessoas que você conhecerá poderão impactar positiva ou negativamente o futuro da sua carreira.

Os seus colegas de trabalho poderão escrever cartas de recomendação ou indicá-lo para vagas, de acordo com o seu perfil. Não limite essa atitude ao seu gestor, mas a todas as pessoas que trabalham com você.

2. Esteja sempre presente

Essa dica é muito importante: muitos estudantes não encaram o estágio com a seriedade merecida — É preciso focar na performance, mostrando-se sempre disponível, além de evitar faltas desnecessárias.

3. Faça perguntas

É preciso mostrar à equipe que você está engajado nas questões da empresa. Por isso, durante o seu estágio, faça perguntas, entenda o funcionamento da empresa e se relacione bem com os seus colegas — Dessa maneira, você será notado positivamente.

4. Networking

Se você ainda não fez uma conta no LinkedIn, essa é a hora! Muitos gestores e recrutadores de empresas buscam por possíveis candidatos através dessa plataforma. Assim que estiver cadastrado, adicione seus colegas e mantenha uma relação.

5. Peça cartas de referência

Não há nenhuma garantia de que o seu estágio garanta uma vaga efetiva na companhia. Por isso, durante o estágio, peça aos seus gestores e colegas que escrevam cartas de referência, que poderão ser úteis no futuro — Dê preferência para as pessoas que trabalham diariamente com você e que acompanham o seu desenvolvimento.


Viu como é fácil aproveitar bastante o seu estágio? Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico