Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTUDOS: Sites oferecem aulas gratuitas em português

2 de setembro de 2015

Está precisando reforçar os estudos na faculdade? É normal! Para auxiliar nos seus estudos, selecionamos alguns portais que disponibilizam aulas online gratuitas dos mais variados temas — E o melhor: totalmente em português!


Cada vez mais cursos online estão sendo disponibilizados. A iniciativa é ótima e realmente ajuda no desenvolvimento acadêmico e profissional. Contudo, poucas são em português, o que dificulta o acesso de grande parte das pessoas que gostariam de utilizar esses materiais em seu período de estudos.

Intensificar os estudos com cursos online é uma grande vantagem, especialmente se o conteúdo está em português. A seguir, veja uma lista com alguns sites que oferecem aulas gratuitas. Confira!

Estudos — Aulas Gratuitas

1. e-Unicamp

e-Unicamp

Criado em 2013, o portal desenvolvido pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), possui aulas elaboradas pelos professores e divulgadas por meio de vídeos, animações, simulações e ilustrações. Inclui materiais de exatas, humanas e biológicas.

2. e-Aulas USP

e-Aulas USP

O portal, criado em 2012, traz aulas em vídeos preparadas para a Univesp (Universidade Virtual de São Paulo). Atualmente, disponibiliza materiais de cursos das áreas de exatas, humanas e biológicas.

3. Unesp Aberta

Unesp Aberta

O conteúdo do portal foi criado para os cursos da própria instituição — Universidade Estadual Paulista —, em 2012, no formato de "cursos livres", sem assessoria pedagógica (tutoria), avaliação e certificação.

4. Portal de Videoaulas da UFF (Universidade Federal Fluminense)

Portal de Videoaulas da UFF

O portal, criado em 2008, a partir do interesse dos estudantes de medicina da UFF em filmar e distribuir aulas do curso. Contém vídeos produzidos dentro dos cursos oferecidos pela universidade como, por exemplo, Antropologia, Odontologia e Farmácia. O acesso é gratuito, mas para fazer download dos arquivos é necessário se cadastrar.

5. Você Aprende Agora

Você Aprende Agora

O curso de inglês em vídeos, criado em 2011, se baseia no material da Universidade de Cambridge. A visualização dos vídeos é gratuita, bem como a correção de 10 exercícios por módulo. Os usuários interessados em mais exercícios podem contratar pacotes fechados.


Viu como é fácil reforçar os estudos? Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico