Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTUDOS: Melhores certificações internacionais

1 19 de agosto de 2015

Está pensando em iniciar/terminar seus estudos fora do país? Isso é ótimo! Mas, você sabe qual é a melhor certificação para os estudos? A seguir, confira nossas dicas!


Qual a melhor certificação internacional para você? Essa talvez seja a pergunta mais frequente entre aqueles que já falam inglês e querem consolidar ou medir o que aprenderam ou, então, para aqueles que buscam uma carreira profissional ou prosseguir os estudos fora do país.

Se você não sabe por onde começar ou como deve se preparar, confira algumas dicas para te ajudar nessa escolha.

Estudos — Certificações Internacionais

1. Defina o seu objetivo

Prosseguir os estudos? Trabalhar? Dar um upgrade no seu currículo? A partir disso, você pode escolher dentre as melhores opções de exames. Além disso, é importante saber da aceitação do exame no país e/ou instituição pretendidos.

2. Saiba o seu nível de proeficiência em inglês

Se você não estiver matriculado em nenhum curso, faça um teste de nível. É essencial que você entenda como está o seu inglês para então se candidatar a um exame. Em alguns casos, é necessário desenvolver — ou mesmo consolidar — seu aprendizado do idioma antes de partir para as provas.

3. Escolha uma institiuição de confiança para se preparar para os exames

Procure por instituições respeitadas no ensino de inglês, preparo e aplicação de certificações no mundo. A seguir, confira algumas opções de exames:

First (FCE)

Um exame de nível pós-intermediário, destinado àqueles que pretendem estudar e até trabalhar fora. Entre as milhares de instituições e empresas que reconhecem o FCE estão: American Express, Agfa-Gevaert, Procter & Gamble, University of Bathea, Universidad de Salamanca.

Para o FCE, você deve ser capaz de "entender ideias principais de textos complexos que tratem de temas tanto concretos como abstratos, inclusive textos de caráter técnico se forem da sua área de especialização. Poder interagir com falantes nativos com um grau suficiente de fluência e naturalidade de forma que a comunicação ocorra sem esforço por parte de nenhum dos interlocutores. Poder produzir textos claros e detalhados sobre temas gerais, indicando vantagens e desvantagens das várias opções" (Fonte: CEFR).

Advanced (CAE)

Este exame de nível avançado e prova de excelência é aceito por mais de 5.000 instituições dentre empresas, departamentos governamentais, universidades e instituições de ensino ao redor do mundo. Além de te ajudar a desenvolver suas habilidades no idioma, o certificado também pode ser usado para conseguir um visto de trabalho no Reino Unido e na Austrália. Algumas das várias instituições que reconhecem o CAE são: Monash University (Austrália), University of Queensland (Austrália), McGill University (Canadá), University of Toronto (Canadá), King's College London (Reino Unido), University of Oxford (Reino Unido), University of Idaho (Estados Unidos), Concordia College (Estados Unidos), Alcatel-Lucent (Reino Unido), BMW (Reino Unido), Eurostar, Fidelity Investments, Kimberly-Clark Ltd., KPMG (Reino Unido) e Sony.

Para o CAE, você deve ser capaz de "compreender uma ampla variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer neles sentidos e ideias implícitas. Expressar-se de forma fluente e espontânea sem demonstrar muitos esforços para encontrar uma palavra ou expressão adequada. Saber fazer uso efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissionais. Produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto" (Fonte: CEFR).

Business English Certificates (BEC)

Estes exames vão te ajudar a trabalhar em um país de língua inglesa, estudar temas relacionados à área de negócios em instituições de ensino no exterior e também para constribuir com a sua carreira no país em que reside. Estão disponíveis nos níveis intermediário, pós-intermediário e avançado, portanto cada exame vai requerer um certo nível de proeficiência.

IELTS (Internacional English Language Testing System)

O teste mais popular para fins acadêmicos, trabalho e imigração global é um exame que "mede" seu nível de inglês, ou seja, com o mínimo exigido do exame você não será reprovado ou aprovado, mas sim terá uma nota entre 1-9. Mas, não se engane: a instituição pretendida te dará uma nota mínima desejável para que seu certificado seja aceito e para que você se qualifique para a posição que busca. As notas de 7-9 são consideradas avançadas e costumam ser as mais exigidas. Existe uma infinidade de instituições de ensino e corporações que reconhecem o IELTS. A dica é sempre buscar as informações sobre essas instituições e conferir qual a nota exigida, para então começar a se preparar para a prova.

Estes foram alguns exemplos dos exames existentes no mercado. Ter uma certificação internacional não apenas o ajudará a abrir portas para oportunidades no exterior, mas também será crucial para alcançar o sucesso profissional e/ou acadêmico que você tanto busca no país onde vive, seja para aquela desejada vaga em uma empresa multinacional ou para a tão sonhada bolsa de estudos em uma das melhores universidades do mundo. Além da conquista profissional, você terá o gostinho de saber que os anos de esforços para aprender uma segunda língua não foram em vão. Você vai se sentir confiante e orgulhoso dessa conquista.


Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico