Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTUDOS: 4 ferramentas para facilitar a vida acadêmica

3 de setembro de 2015

Está precisando reforçar os estudos? É normal! A seguir, veja como organizar seus estudos e conseguir notas melhores por meio da internet. Confira!


A educação superior está cada vez mais integrada à tecnologia e, constantemente, surgem ferramentas online para facilitar os estudos. A maioria delas fornecem dicas para que os alunos se organizem melhor nos estudos e para que aprendam mais, mas vários deles não são tão conhecidos. Pensando nisso, selecionamos 4 ferramentas que podem facilitar a vida acadêmica.

Estudos — Ferramentas acadêmicas

1. Técnica Pomodoro (Pomodoro Technique)

Com essa ferramenta, você será capaz de controlar o tempo que disponibiliza para cada atividade. A técnica consiste em trabalhar o máximo que conseguir por 25 minutos (perfeito para os estudos), e depois fazer uma pausa de 5 minutos. A cada ciclo completo, você ganha um Pomodoro — E a cada 4 que você conseguir, tem o direito de descansar por 15 minutos.

O rendimento pessoal costuma melhorar muito quando se reveza vários períodos de atividade e de pausas curtas. Experimente!

2. Listas de tarefas

A chave para conseguir realizar o maior número de atividades possíveis é ser organizado e criar listas, para ter uma noção exata das suas obrigações. Além de facilitar no processo de priorização de atividades, é uma maneira de se motivar nos estudos.

Risque cada tarefa completa para ficar empolgado com a ideia de que está finalizando tudo o que precisa fazer. Outra dica é que você divida grandes projetos em outros menores, para delimitar quais partes dele já foram cumpridas e quais ainda precisam da sua atenção.

3. Procurar palavras desconhecidas

Os textos acadêmicos costumam ter uma linguagem complexa, fazendo com que você não entenda alguns termos. Para solucionar este problema, existem ferramentas online que fornecem traduções para as palavras que você não entende, por exemplo. O principal diferencial dessas ferramentas é que além de inserir palavras e buscar significados, também é possível realizar a operação contrária: encontrar a expressão certa para a ideia que deseja expressar.

4. Bloqueador de páginas

Enquanto você investe nos estudos pelo computador, provavelmente já foi distraído pelas redes sociais. Para evitar que esses sites afetem o seu rendimento, procure por programas e/ou plugins que bloqueiam determinadas páginas. Dessa maneira, você consegue selecionar as páginas que seu computador estará proibido de acessar, por um período de tempo determinado. Assim, você acelera seu processo de cumprimento de tarefas e, consequentemente, se mantém mais focado nos estudos.


Viu como é fácil reforçar os estudos? Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico