Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTUDOS: Hábitos que prejudicam os universitários

31 de agosto de 2015

Está com dificuldades nos estudos? É normal, mas você sabia que alguns hábitos podem ser prejudiciais para os seus estudos? A seguir, veja alguns deles e saiba como evitá-los no seu dia a dia. Confira!


Algumas atitudes simples podem fazer com que os universitários tenham resultados ruins nos estudos e na faculdade, em geral. Além de preparar-se em relação aos conteúdos, é importante manter uma postura que não prejudique seu desempenho ao longo da graduação.

A seguir, confira os erros mais comuns e encontre estratégias para evitá-los.

Estudos — Hábitos Prejudiciais

1. Ter confiança demais

Quando você for realizar uma prova muito importante, é essencial manter a calma e acreditar no seu potencial. No entanto, se você adotar uma postura confiante demais, é possível que você se prepare menos para a avaliação e, consequentemente, não terá bons resultados. Além disso, o excesso de confiança pode fazer com que você responda a prova de maneira rápida, já que acredita que sabe todas as respostas, o que também pode ser prejudicial para o seu desempenho.

2. Estar despreparado

Devido a importância dos estudos e dos conteúdos ministrados em sala de aula, um bom planejamento é essencial para que se tenha tempo suficiente para estudar e se preparar satisfatoriamente. Assim, é essencial se organizar para conseguir dar conta de todos os conteúdos que podem ser abordados em provas e trabalhos, por exemplo — E não corra o risco de estar despreparado!

3. Ler sem atenção

Uma das premissas para ter um bom resultado em provas é ler com atenção o conteúdo da disciplina (e também o conteúdo da prova). É importante que você entenda o que cada questão exige de você para que, assim, consiga dar uma resposta que atenda às expectativas.

4. Não menospreze nenhum conteúdo

Enquanto você estiver estudando, é comum que se depare com temas que acredita que não serão cobrados nas provas, trabalhos, entre outros conteúdos das instituições de ensino. No entanto, quando você faz isso, tende a diminuir suas chances de ter um bom resultado, já que as provas/trabalhos costumam ser bem imprevisíveis e abordar conteúdos inesperados.


Viu como é fácil reforçar seus estudos? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico