Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTUDOS: Desenvolva seu interesse pelos estudos

27 de agosto de 2015

Está desanimado com os estudos? É normal! Veja nossas dicas e a falta de tempo não será mais uma desculpa se você souber como se comprometer com os estudos. Confira!


Geralmente, todo mundo tem interesse em aprender algo novo, seja na faculdade, para dar um passo à frente nos processos seletivos, seja por puro hobby. Porém, uma queixa comum entre os estudantes é a falta de tempo para os estudos, de desenvolver propriamente os conhecimentos e habilidades aprendidos ao longo da graduação — Fato que, muitas vezes, os fazem desistir de seus objetivos.

Embora esse fator exerça realmente influência no seu processo de aprendizagem, existem outros fatores que são mais determinantes para conseguir dominar uma nova competência, capazes inclusive de fazer você arranjar tempo para os estudos. Veja quais são eles e inspire-se para continuar estudando!

Estudos — Como estudar?

1. Comprometimento

Ter disciplina para cumprir sua rotina de estudos é uma das características que facilitam o aprendizado, afinal você estabelece um pacto consigo mesmo de que fará aquelas atividades e, caso não cumpra as tarefas, reconhecerá que está se prejudicando. Mas, se não desenvolveu essa atitude até o momento, não se preocupe.

2. Crie uma rotina

Isso pode ajudar e muito a ter força de vontade para os estudos. Por exemplo, se você quer fazer seus trabalhos acadêmicos aos sábados de manhã, estabeleça uma série de tarefas que culminarão nessa atividade: você acordará, tomará café, lerá as principais notícias do dia e fará seus trabalhos. Para finalizar, dê a si mesmo uma recompensa para estimular essa atitude na semana seguinte — Aos poucos, você criará o hábito e será muito mais fácil comprometer-se com seus estudos.

3. Vontade

Certamente existirão obstáculos que atrapalharão sua rotina de estudos — Eles podem abarcar desde dificuldades técnicas com seu computador até o cansaço acumulado de uma semana intensa de trabalho. No entanto, se você realmente quer estudar, sua persistência provavelmente superará todos eles. Lembre-se de não encarar seus estudos como uma obrigação, mas como algo prazeroso.

4. Dedicação

Se você gosta do curso de graduação e está comprometido com os estudos, a dedicação virá como consequência. Ler sobre o assunto, procurar vídeos e podcasts que possam te ajudar e conversar com conhecidos que compartilham dos mesmos interesses são modos leves e divertidos de demonstrar sua dedicação e, por isso, uma boa ideia inclui-los no seu dia a dia.


Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico