Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTUDOS: Invista na sua educação além da faculdade

20 de fevereiro de 2015

Você investe nos estudos, além do que é ensinado em sala de aula? Não?! Talvez seja hora de rever seus conceitos.

Pesquisas recentes do CareerBuilder revelaram que 40% dos formandos de 2014 acreditam que a faculdade não prepara para o mercado de trabalho. Como dissemos, é preciso investir nos estudos (além da faculdade) para ser um profissional de sucesso. Veja nossas dicas:

1. Adquira conhecimento

Existem várias formas de adquirir conhecimento e a internet é um dos principais exemplos… e melhor ainda: gratuitamente! Leia livros, revistas, jornais e blogs para se manter atualizado (principalmente nos estudos). Participe de fóruns e cursos online.

Para que você já inicie seus estudos online, indicamos alguns sites, como o Veduca, Coursera e Udemy (este último totalmente em inglês) — Além disso, é possível estudar pelo YoutubeEDU, canal que reúne videoaulas e pelo Google Acadêmico (ou Google Scholar), que conta com várias monografias, artigos e diversos trabalhos acadêmicos.

2. Ganhe experiência

Essa é uma das dicas mais comuns para quem foca nos estudos: de nada adianta o diploma se você nunca trabalhar na área — Conhecimento requer experiência. Invista seu tempo acumulando experiências. Vale qualquer coisa, não só trabalhar: viajar, por exemplo, é ótimo e ainda pode te render um segundo idioma.

3. Ter bons contatos

Muito além de contatos profissionais, busque pessoas que tenham algum valor para agregar (não só aos seus estudos). Envolva-se com pessoas que trabalham na profissão que você almeja, ou na empresa dos seus sonhos. Se essas pessoas não forem muito acessíveis, acompanhe-as pelas redes sociais e procure saber o que elas fizeram para alcançar o sucesso.

4. Ter habilidade e valores básicos

Algumas habilidades não dependem dos estudos, mas de valores básicos aprendidos ao longo da vida. De acordo com o CareerBuilder, a maioria das corporações procuram funcionários que tenham ética, saibam trabalhar em equipe e sob pressão — além das habilidades recomendadas: espírito de liderança, organização e boa comunicação.


*Adaptado de Galileu