Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTUDOS: Melhore suas anotações em sala de aula

1 3 de junho de 2015

Você costuma fazer anotações em sala de aula, mas acha que elas não ajudam o bastante? A seguir, confira quatro estratégias para melhoras suas anotações e, consequentemente, sua rotina de estudos.


Fazer anotações é uma das melhores maneiras de incrementar seus estudos, pois facilita a memorização/compreensão de conteúdos. No entanto, se as anotações não forem organizadas ou relevantes, elas pouco ajudarão nos estudos. Dessa maneira, confira quatro estratégias diferentes para melhorar as suas anotações da faculdade. Confira!

Estudos — Como fazer as anotações?

1. Método Cornell

O Método Cornell, desenvolvido pela Universidade de Cornell, é uma das melhores estratégias para revisar conteúdos e implementar os estudos. Com ele, o aluno cria duas colunas em uma folha: a primeira com palavras chaves, e a segunda com suas respectivas explicações. No fim da folha, o aluno pode escrever a relação entre os conteúdos.

2. Mapeamento

Por meio do mapeamento, o estudo consegue compreender facilmente a lógica de um assunto e tirar suas próprias conclusões. O método consiste em escrever um conceito inicial no topo da página e criar setinhas com assuntos relacionados a ele, assim como a explicação de cada um deles — São ótimos para dar uma noção de totalidade de um conteúdo e relacionar diferentes conceitos para estudos mais aprofundados.

3. Frases

Esse é o método mais utilizado por estudantes universitários — Mas também pode ser aprimorado: Ao invés de escrever exatamente o que o professor diz, o aluno pode desenvolver uma "caneta marca-texto mental" e somente registrar frases e definições importantes. Caso o professor fale muito rápido, é interessante utilizar códigos e abreviações para facilitar a compreensão na hora dos estudos.

4. Tabelas

Principalmente para matérias que possuem muitas definições e conceitos, as tabelas podem ser a melhor solução! Divida a folha de acordo com as quantidades de termos e vá escrevendo a definição de cada um deles — utilizando exemplos, se necessário.


Viu como é fácil melhorar seus estudos? Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico