Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTUDOS: Habilidades para o sucesso profissional

27 de fevereiro de 2015

Nos estudos e nas instituições de ensino, em geral, o perfil dos estudantes e dos professores não é mais o mesmo devido aos avanços tecnológicos. Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, é preciso estar preparado — é preciso aprender habilidades além dos estudos. Confira a seguir algumas habilidades que todo estudante precisa desenvolver para garantir uma carreira promissora:

Estudos — Habilidades para o sucesso profissional

1. Administre seus estudos

O estudante é capaz de controlar seus estudos e o processo de aprendizado quando observa suas próprias necessidades, ou seja, verifica as matérias que ainda não estão claras. Além disso, é preciso manter o costume de procurar por novas oportunidades de aprender novos assuntos.

2. Realize pesquisas online

Um bom estudante sabe utilizar, da melhor maneira possível os grandes sites de busca como, por exemplo, o Google. Para isso, é preciso saber como pesquisar os termos mais adequados para os seus estudos, além de limitá-la para obter melhores resultados. Além disso, é preciso saber como avaliar a credibilidade das fontes uitlizadas como referência em trabalhos acadêmicos e pesquisas — para isso, é preciso considerar o estilo, o objetivo e o público dos conteúdos acessados como, por exemplo, os portais que disponibilizam periódicos científicos são ótimas fontes de pesquisa.

3. Mantenha a saúde física e emocional

Para ter sucesso na vida acadêmica, não basta apenas se dedicar aos estudos. Deve-se manter um equilíbrio entre a vida acadêmica e a vida pessoal — Para manter a saúde em dia, é ideal praticar esportes (ou algum tipo de atividade física) e cuidar da alimentação. Além disso, é preciso reservar alguns momentos para o lazer com amigos e família.

4. Administre seu tempo

Em geral, os estudantes que sabem como administrar o seu tempo, tem grande capacidade de controlar sua vida e, consequentemente, serão ótimos profissionais. Alguns hábitos são essenciais para gerenciar o tempo de forma eficiente: organização, planejamento, priorizar tarefas importantes, manter a saúde (física e emocional) em dia e manter o foco.

5. Pergunte!

Bons alunos (e futuros bons profissionais) sabem direcionar suas perguntas de maneira que sejam relevantes ao contexto (da aula, do trabalho, entre outros). Uma boa forma de estimular essa habilidade é elaborar perguntas: reserve um momento no dia para escrever algumas questões sobre os assuntos estudados na faculdade e tente compartilhá-las com os colegas de classe — é uma ótima forma de saber se seus questionamentos são pertinentes ao assunto.

Solicite nosso apoio acadêmico