Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

ESTUDOS: Técnicas para estudar sozinho em casa

25 de fevereiro de 2015

Você tem dificuldades nos estudos? Principalmente na hora de estudar sozinho? Calma, é normal! Muitos alunos apresentam muitas dificuldades para organizar seus estudos fora da faculdade.

A grande maioria dos estudantes universitários não consegue obter bons resultados nos estudos (provas, trabalhos etc) por não saberem como se preparar adequadamente, definindo um método de estudo e estabelecendo uma rotina com horários definidos.

Definir um cronograma de estudos em casa é fundamental para melhorar o aprendizado e, consequentemente, o desempenho acadêmico. Confira nossas dicas:

Técnicas de estudos

1. Faça várias leituras (de um mesmo material)

Quando for estudar, faça primeiro uma leitura rápida e objetiva para ter uma noção geral sobre o assunto do texto. Depois, releeia o mesmo texto e aprofunde a leitura: anote os pontos principais e palavras-chave — Assim, você conseguirá reter muito mais informações nos estudos.

2. Marque o que é importante

Durante os estudos (de qualquer conteúdo), tente sublinhar os trechos mais importantes, destacando as informações essenciais para o entendimento do material — Mas, evite marcar durante a leitura do texto, isso fará com que você perca o foco. É recomendável fazer pequenas marcações ao lado do texto, indicado o que deve ser guardado e sublinhar/destacar as palavras-chave.

3. Faça anotações

As anotações são ótimas para os estudos e, principalmente, para memorizar o que é lido. Elas podem conter diferentes esquemas, de acordo com o que é estudado: tabelas, gráficos, desenhos, setas, sublinhar palavras-chave, entre outros — O importante é registrar os tópicos principais da leitura e conseguir lembrá-los de forma rápida (com o auxílio das anotações).

4. Pratique

E como saber se você está conseguindo elevar o nível dos seus estudos? Coloque em prática o conteúdo estudado — Para isso, você deve responder à questões dadas em aula, explicar a matéria a um colega ou refazer suas as suas anotações sem consultar o texto.


Viu como é não é difícil? Inclua todas essas etapas na hora de estudar sozinho e garanta seu sucesso na vida acadêmica.

Solicite nosso apoio acadêmico