Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FACULDADE: 3 mitos da vida após a faculdade

1 de setembro de 2015

Está preocupado com o que vai acontecer após a faculdade? É normal! Muitos estudantes se preocupam com a vida após a faculdade — A seguir, entenda porque as suas notas podem não ser o mais importante, ao contrário do que as pessoas costumam dizer. Confira!


É comum os estudantes que acabaram de sair da faculdade ouvirem — de familiares e amigos — conselhos sobre a vida universitária e o que acontece depois dela. Por esta razão, quando estão aliados à ansiedade e ao nervosismo do próprio estudante, criam expectativas que nem sempre são correspondidas.

Se você começou a faculdade há pouco tempo ou está se preparando para terminar em breve o seu curso de graduação, não fique preocupado com isso. Reunimos alguns desses mitos para alertá-lo sobre a vida após a faculdade. Confira!

Faculdade — Mitos

1. "Você vai trabalhar com o que estudou na faculdade"

Embora existam profissões que, de fato, exijam conhecimentos muito técnicos — como Engenharia e Medicina, por exemplo, em que os diplomas são muito relevantes —, a maioria das carreiras é mais maleável com relação à sua graduação. E essa realidade é bem comum: Por isso, não coloque tanta pressão nessa escolha. Aos poucos, você perceberá em que profissão se encaixa melhor.

2. "Você terá um emprego fantástico após a faculdade"

As chances de você ser o próximo ícone da sua área, logo depois de concluir a graduação, são pequenas — Afinal, é necessário desenvolver uma carreira ao longo dos anos. Por isso, tenha paciência! Aproveite a faculdade para fazer estágios, ganhe experiências profissionais que poderão ser valorizadas pelos gestores nos processos seletivos futuros.

Não se esqueça também de expandir seu networking, isto é, manter contato com pessoas que podem te apresentar a novas oportunidades de emprego durante, ou, após a faculdade. Com essas duas dicas em mente, você já dá os primeiros passos da sua vida profissional.

3. "Suas notas são muito importantes"

De fato, para conseguir o diploma você precisa ter boas notas, mas dificilmente um gestor atentará para o seu desempenho na faculdade, ao chamá-lo para uma entrevista de emprego. Por isso, não se sinta pressionado a tirar sempre notas máximas — Dedique-se a aprender e, assim, desenvolver a carreira que deseja.


Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico