Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FACULDADE: 3 Piores hábitos dos estudantes universitários

20 de maio de 2015

Durante o período de estudos na faculdade, é preciso não apenas se dedicar, mas fazer isso de forma correta. No entanto, muitos alunos adotam hábitos prejudiciais sem ao menos se dar conta. Assim, acabam tendo um desempenho abaixo do esperado na faculdade e sentem-se frustrados, como se o seu esforço não valesse a pena. Calma, isso é normal! Confira nossas dicas e elimine os 3 piores hábitos dos alunos universitários de sua rotina.


Você se identifica com o problema e está com dificuldades na faculdade? Então, confira abaixo os 3 hábitos que são extremamente prejudiciais, mas que a maioria dos estudantes universitários acaba praticando:

Faculdade — 3 Piores Hábitos

1. Utilizar o mesmo método de estudo para todas as provas da faculdade

Uma das maiores falhas dos estudantes é se apegar a determinado tipo de estudo e acreditar que ele será efetivo em todos os casos. Estudar para provas de disciplinas diferentes requer dinâmicas distintas. Por exemplo, não é possível se preparar da mesma maneira para provas com questões de múltipla escolha e provas dissertativas. Além disso, existem táticas diferentes para analisar questões de múltipla escolha, como a eliminação das alternativas até encontrar a correta, que não se aplicam em respostas por escrito. Por isso, os métodos de estudo devem se adequar a cada tipo de necessidade demandada pela disciplina, assim como o que funciona melhor — resumos podem ser úteis para disciplinas de humanas; e diagramas, tabelas, entre outros, se encaixam para disciplinas de exatas.

2. Pensar negativamente

Durante a faculdade, é preciso acreditar em seu potencial. Comportamentos negativos, autodepreciação e acreditar que não é capaz ou que jamais irá aprender o conteúdo de uma disciplina são os primeiros passos passar para se sair mal nas provas. Por isso, não deixe que as dificuldades tornem-se um empecilho para o seu sucesso! Trabalhe para aumentar a sua confiança e, assim, evite o aumento de ansiedade na hora das provas.

3. Utilizar a tecnologia (e a internet) de maneira errada

É normal se distrair com a tv e/ou celular na hora de estudar. Por mais que a tecnologia seja uma grande aliada para os estudos — pois disponibiliza informações e materiais didáticos —, pode ser um fator de distração se mal utilizada. Dessa maneira, a melhor opção é usar o bom senso: se for utilizar o computador e/ou o celular para estudar/pesquisar, por exemplo, uma boa saída é utilizar aplicativos que bloqueiam sites que podem desviar a sua atenção como, por exemplo, as redes sociais. Assim, de maneira programada, você pode evitar que elementos externos tirem seu foco dos estudos — se por acaso não for necessário utilizar nada disso para seus estudos, desligue seus aparelhos e concentre-se nos livros e/ou outros materiais.

Viu como é fácil estudar para as provas da faculdade? Se precisar de auxílio nos seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico