Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FACULDADE: Erros na hora de fazer anotações

25 de fevereiro de 2015

Na faculdade, anotar o conteúdo das aulas é uma das maneiras mais fáceis de aprender o que é explicado. No entanto, muitos estudantes cometem erros inconscientes na hora de anotar, que prejudicam a compreensão da matéria.

Como fazer as anotações na faculdade?

Se você quer potencializar suas anotações da faculdade, confira (a seguir) os principais problemas que podem surgir na hora de fazer anotações:

1. Copiar mecanicamente

O maior erro dos estudantes é se concentrar apenas no processo de escrita (copiando mecanicamente), e não prestar atenção no professor. Lembre-se: não adianta ter o conteúdo escrito se você não puder recordar o que foi explicado na faculdade.

Solução: Foque no professor — Preste atenção aos tópicos que possuem mais detalhes (faça até anotações extras). Dê prioridade a esses temas e procure anotar o que foi dito, não somente o que é escrito na lousa.

2.Transcrever a aula

Na faculdade, muitos estudantes tentam anotar tudo o que é dito pelos professores e acabam voltando para o primeiro erro (copiar mecanicamente), prejudicando o aprendizado.

Solução: Não tente anotar tudo o que é passado na faculdade — é imposível. É recomendável escrever usando palavras-chave, ao invés de anotar tudo o que os professores dizem. Para isso, é interessante adotar um sistema de abreviaturas (que você consiga lembrar depois).

3. Não participar da aula

Muitos estudantes tentam anotar tudo o que é dito e acabam não participando da aula. Além disso, o momento em que os professores explicam a matéria é propício para sanar dúvidas e debater em classe sobre os mais diversos assuntos.

Solução: A faculdade é um espaço de interação e deve ser aproveitada ao máximo. O momento de contato entre estudantes e professores é, muitas vezes, mais importante que focar em anotações — Participe dos debates e tire dúvidas, tente ler um pouco sobre o tema da aula (em casa) para acompanhar com mais facilidade os conteúdos passados.

Apoio Acadêmico