Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FACULDADE: Como se organizar melhor na faculdade

8 de setembro de 2015

Está com dificuldades para executar todas as suas tarefas na faculdade? É normal! Durante a faculdade, a grande carga de trabalhos, provas e conteúdos ministrados em sala de aula é grande, e pode dificultar a organização. No entanto, é possível manter uma rotina organizada. Confira!


Ao longo da faculdade, é importante que os estudantes mantenham uma rotina pautada em muita disciplina e organização. Afinal, a quantidade de conteúdos acumulados pode fazer com que os estudantes fiquem confusos, afetando a produtividade.

Diante disso, listamos 5 dicas práticas para tornar sua rotina na faculdade muito mais eficiente. Confira a seguir, e se prepare da melhor forma possível!

Faculdade — Organização

1. Planejamento pessoal

É interessante elaborar um planejamento sobre os conteúdos que serão estudados em sala de aula e os trabalhos/provas do semestre. Você pode separar alguns minutos antes de dormir para fazer uma lista com todas as suas atividades, inserindo um horário definido para cumprir cada uma delas — Criar esse roteiro pode ajudar bastante na organização.

2. Mantenha o ambiente de estudos organizado

Estudar em um local limpo e organizado pode torná-lo bem mais produtivo. Para isso, é interessante pensar na organização: procure eliminar os objetos que não serão utilizados, evitando o acúmulo de itens desnecessários — Isso pode facilitar bastante sua rotina de estudos.

3. Momentos produtivos

Observe em quais momentos do dia a sua produtividade é maior e reserve esse tempo para se dedicar à faculdade, ou melhor, aos estudos. Por exemplo, se você acha que rende mais estudar durante a tarde, opte por fazer faculdade de manhã, para que as suas tardes sejam livres.

4. Não estude vários conteúdos ao mesmo tempo

Lembre-se sempre de estudar um conteúdo por vez. Por exemplo, se você estuda matemática pensando no conteúdo de língua portuguesa que ainda não concluiu, as chances de misturar tudo e fazer confusão é bem maior. Para evitar a sensação de ansiedade e estresse, é importante saber preparar a hora certa para cada matéria.

5. Deixe as distrações de lado

Quando estiver estudando, procure ficar longe daquilo que possa distrair a sua atenção, como celulares e computadores. É interessante buscar um ambiente de estudos adequado, onde você não perca seu tempo com assuntos desnecessários.


Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico