Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FACULDADE: Como acertar na escolha da profissão?

28 de agosto de 2015

Durante a faculdade, muitos estudantes tem dúvidas sobre qual área profissional atuar. Essa escolha não é fácil, a seguir veja dicas que você não aprende na faculdade e acerte na hora de decidir sua profissão. Confira!


Mesmo depois de formados, muitos alunos acham difícil escolher sua área profissional. Embora já tenham obtido o diploma de graduação, muitos alunos saem da faculdade ainda em dúvida sobre a sua escolha profissional. Afinal, decidir precisamente a área com a qual desejam trabalhar pode ser muito difícil, principalmente para as pessoas que nao têm muita experiência.

Pensando nessa dificuldade enfrentada por muitos estudantes, separamos a seguir 4 dicas que podem facilitar a escolha da profissão certa após a faculdade.

Faculdade — Profissão Certa

1. Preste atenção nas aulas que você mais gosta

Se você está na dúvida quanto à escolha profissional ainda na faculdade, é interessante prestar atenção nas matérias que mais lhe chamam atenção. Você gosta de atuar mais com os assuntos práticos ou com os teóricos? Isso já pode ajudá-lo a ter uma noção sobre qual área será mais adequada ao seu perfil.

2. Participe de atividades extracurriculares

Participar de atividades extracurriculares dentro ou fora da universidade pode ser uma ótima maneira de começar a definir o futuro profissional. Informe-se sobre oportunidades dentro da própria instituição de ensino relacionadas ao seu curso.

3. Procure por um estágio relacionado ao seu curso

Para se inteirar sobre as oportunidades que o seu curso proporciona no mercado de trabalho e planejar a sua carreira profissional, inicie o programa de estágio em uma área que desperte o seu interesse. Por exemplo, se você cursa Jornalismo e tem interesse pelo ambiente de uma redação, uma boa alternativa seria procurar uma vaga em um jornal ou portal de notícias. Assim, você terá um contato direto com o ambiente de trabalho, podendo decidir se é isso mesmo que você deseja para a sua carreira.

4. Aproveite eventos e palestras relacionadas à carreira

Ter o hábito de frequentar e palestras relacionadas à carreira e ao mercado pode ser fundamental no momento de se decidir. Isso pode ajudá-lo a escolher aquelas áreas que mais atraem o seu interesse. Muitos desses eventos, inclusive, costumam ocorrer na própria instituição de ensino. Se tiver a oportunidade de participar de um deles, converse com profissionais experientes e peça recomendações a eles.


Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico