Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Atendimento via WhatsApp: (11) 9.8246-0190.

Central de Atendimento

FACULDADE: Evite erros na hora de estudar

20 de janeiro de 2016

O ano mal começou e você já está pensando nas dificuldades na faculdade? Calma, é normal! Na faculdade, muitos estudantes cometem erros na hora de estudar, o que pode ser muito prejudicial na hora de realizar provas e trabalhos. Quer saber como contornar essa situação? Confira nossas dicas, a seguir.


Ao longo da faculdade, o momento de revisão pode gerar muito nervosismo nos estudantes, tendo em vista a ansiedade e a expectativa em ter boas notas em todos os semestres. À medida que as provas e trabalhos se iniciam, muitos alunos sentem que algumas matérias precisam de uma ajuda extra, para que o conteúdo seja fixado.

Entretanto, é preciso saber como realizar essa revisão da maneira correta, para evitar a sensação de que está acumulando todo o conteúdo aprendido na faculdade. Pensando nisso, separamos 4 atitudes que você deve EVITAR na hora de estudar os conteúdos aprendidos na faculdade — Confira a seguir, e melhore o seu desempenho acadêmico.

Faculdade — Erros que devem ser evitados

1. Anotar todo o conteúdo

Fazer anotações sobre as matérias é uma ótima estratégia de estudos. Contudo, não é recomendado escrever todo o conteúdo sem sintetizar o que é relevante. É importante saber resumir os principais assuntos, para que você mantenha o foco somente no que é, de fato, importante naquele momento — Isso também pode facilitar a sua organização ao longo da faculdade.

2. Usar muito o marca-texto

Utilizar marca-textos é uma maneira de compreender assuntos que se tem dificuldade, porém você pode se sabotar se sublinhas frases e palavras em excesso — Você precisa focar no que é mais importante nas disciplinas estudadas. Por isso, ao invés disso pode, por exemplo, marcar apenas as palavras desconhecidas, que você ainda não compreende o significado.

3. Reescrever demais as anotações

Alguns estudantes costumam achar que reescrevendo suas anotações irão absorver melhor os conteúdos estudados na faculdade. Mas, escrever repetidamente as suas anotações pode não ser muito efetivo, pois você não aprenderá nada. É possível procurar outras alternativas, como compartilhar suas anotações com um colega e pedir as dele — Em seguida, tente explicar a ele o conteúdo que leu, pois isso pode facilitar a sua memorização.

4. Decorar conteúdos

Muitos acreditam que memorizar fórmulas e definições já é o suficiente para garantir um bom desempenho durante toda a faculdade. Entretanto, é preciso certificar-se que os assuntos realmente serão relevantes para o conteúdo aprendido naquele momento — Para ter um bom desempenho é preciso compreender, de fato, os conteúdos ministrados em sala de aula, sabendo aplicá-los em qualquer situação.


Se precisar de auxílio nos seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico