Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FACULDADE: Memorize o conteúdo das suas provas

2 de dezembro de 2015

Ao longo da faculdade — sobretudo no final do semestre —, muitos alunos ficam preocupados com as provas… Calma, é normal! A seguir, confira algumas dicas que te ajudarão ao longo de todo o seu curso de faculdade.


Durante a faculdade, a memorização é uma habilidade muito necessária: seja para realizar apresentações para a sala ou para responder questões de avaliações. Desde o ensino infantil, os alunos são submetidos à atividades que visam impulsionar a capacidade de memorização e ter bom desempenho acadêmico. Para que você intensifique ainda mais essa capacidade na faculdade, confira nossas dicas.

Faculdade — Memorização

1. Ensine um colega de classe

Após ter estudado os conteúdos das disciplinas da faculdade (para uma prova, por exemplo), uma boa ideia é convidar um colega com dificuldades para que você o auxilie — Além de poder ajudá-lo, você conseguirá ter clareza sobre quais tópicos não teve domínio completo.

Assim, após esse exercício, retome todos os conteúdos que você ainda não entendeu completamente. Uma boa ideia é realizar essa atividade repetidamente, até absorver todo o conteúdo — Também é interessante organizar um grupo de estudos na faculdade, assim todos poderão discutir os assuntos que têm dificuldade.

2. Durma bem

Ao longo da faculdade, você perceberá: é preciso respeitar os seus limites. Por mais que você queira memorizar a maior quantidade de informações possível, quando está com sono seu cérebro não tem o mesmo desempenho. Crie uma rotina e estabeleça um cronograma com seu horário de dormir e respeite-o sempre — Relaxar a mente fará com que a sua produtividade seja muito maior na faculdade.

3. Treine sua mente

A memorização de conteúdos melhora à medida que você treina o seu cérebro. Por isso, é importante investir em atividades que exercitem seu raciocínio: aprende um novo idioma, leia um livro, ou tenha contato com um instrumento musical, por exemplo — Você conseguirar treinar e também descansar, pois essas atividades serão um momento de descontração.

4. Atribua significados

Ao longo da graduação, é recomendável estudar atribuindo significados aos conteúdos estudados, pois é mais fácil de memorizá-los. Uma boa ideia é associar os tópicos estudados com situações cotidianas — Isso facilita bastante a memorização.


Viu como é fácil memorizar conteúdos? Se precisar de ajuda com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico