Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FICHAMENTO: Como eu devo fazer?

18 de fevereiro de 2015

Fichamento é uma forma de resumir textos (livro, artigo, TCC, entre outros) explicando suas ideias principais com a ajuda de citações, diagramas, palavras-chave, entre outras formas de esquematização. Ainda não sabe como fazer o fichamento? Confira nossas dicas:

Deve conter informações sobre o autor.

Resumo do livro (ou de trabalhos acadêmicos, artigos, entre outros) ou de alguns capítulos.

As citações devem estar entre aspas e devem conter a indicação das páginas.

Comentários sobre a obra devem estar entre [colchetes], para não serem confundidas com as citações.

O fichamento, assim como qualquer trabalho acadêmico deve seguir, preferencialmente, as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) agregados a uma linguagem formal e a utilização de argumentos relevantes (confira aqui, informações sobre as normas da ABNT).

Ao destacar as principais ideias do texto a ser fichado, o uso de citações comprova e reforça o que está escrito — também deve estar de acordo com o apresentado no texto original. Existem diversos tipos de citações que, de um modo geral, são cópias literais de trechos de outros autores — podendo ser do mesmo autor ou de autores 'complementares' ao tema (confira aqui, informações sobre citações).

O fichamento facilita a execução dos trabalhos acadêmicos e a assimilação de conteúdos. Sua estrutura é composta por um cabeçalho, desenvolvimento do assunto e referência(s) bibliográfica(s) — Confira aqui, as normas da ABNT para referências.


A seguir, confira os diferentes modelos de fichamentos e exemplos:

Fichamento: Modelos e Exemplos