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FORMATAÇÃO: Como configurar Estilos no Word?

23 de junho de 2015

 Está com dificuldades para fazer a formatação de seus trabalhos no Word? Calma, é normal! A formatação no Word pode ser facilitada configurando estilos no Word. Confira nossas dicas, a seguir.


Fazer a formatação utilizando os estilos no Word é uma daquelas tarefas que precisam ser iniciadas antes mesmo de redigir o texto, pois poupa muito tempo na hora de finalizar a formatação de trabalhos acadêmicos. Confira como fazer!

Formatação — Configurar estilos no Word

Na diagramação/formatação de qualquer texto, existem várias hierarquias de elementos textuais. No entanto, em textos acadêmicos (geralmente, mais longos) é importante que estejam nitidamente diferenciados. Conforme o exemplo:

Formatação — Estilos no Word

Dessa maneira, o leitor já sabe qual caminho percorrer ao ler o texto — As informações estão organizadas, e em termos de apresentação visual fica muito mais fácil ler e compreender o conteúdo. E quais são os estilos necessários para a formatação de trabalhos acadêmicos? Normalmente, os itens necessários são:

Título de Capítulo
Título de Seção
Título de Subseção
Parágrafo (corpo do texto)
Nota de Rodapé
Legenda de Figuras, Tabelas e Gráficos

Formatação — Como configurar?

Passo 1. Encontre o menu de estilos do Word e clique (na seta do canto inferior direito) — ou ALT+CTRL+SHIFT+S:

Formatação — Estilos no Word

Passo 2. Será aberta uma caixa de diálogo (figura abaixo) contendo os estilos disponíveis no Word. Você pode editá-los conforme a sua necesssidade, ou criar novos estilos — Para isso, clique em "Novo Estilo":

Formatação — Estilos no Word

Passo 3. Ao clicar em "Novo Estilo", uma caixa com as opções de formatação será aberta:

Formatação — Estilos no Word

Dê um nome para o seu novo estilo. E por enquanto, deixe os outros campos da caixa "Propriedades" sem alterações — Depois você poderá testar outras possibilidades.

O importante é alterar os itens da caixa "Formatação". Você encontrará o menu fontes, os botões de negrito, itálico e sublinhado, seleção de cores, alinhamento e o espaçamento do parágrafo. Também há um preview para que você veja as alterações no corpo do texto. Além disso, é possível "Adicionar à lista de Estilos Rápidos" e "Novos documentos baseados neste modelo" — Não são obrigatórios, mas podem agilizar o uso dos estilos se você for usar muitas vezes.

No entanto, é preciso destacar duas configurações muito importantes para a formatação de trabalhos acadêmicos — o espaçamento entre parágrafos e recuo de parágrafo:

Formatação — Estilos no Word

Dessa forma, você controla o recuo do parágrafo — Assim, você evita apertar "TAB" e "ENTER", o que não é recomendável para a formatação de trabalhos.

Formatação — Alterar um Estilo já existente

Passo 1. Você percebeu que o Word possui vários estilos prontos… E se a formatação deles coincidirem com o que precisa — Como fazer?

Para alterar um estilo é bem fácil: Clique com o botão direito sobre o nome do estilo que você deseja alterar e depois clique em "Modificar":

Formatação — Estilos no Word

Na caixa de diálogo que será aberta, é possível personalizar o estilo da maneira que você quiser:

Formatação — Estilos no Word

Passo 2. Para alterar outros elementos do texto, clique em formatar no final da caixa de diálogo aberta e selecione o que deseja modificar/editar:

Formatação — Estilos no Word

Formatação — Quais as vantagens de usar os Estilos?

São várias as vantagens de utilizar os Estilos no Word. Dentre eles, pode-se citar:

• Criação de modelos estáveis: Será possível automatizar a formatação de trabalhos acadêmicos. Afinal, você terá que fazer muitos trabalhos que utilizarão a mesma formatação e, assim, é muito mais fácil.

• Controle da formatação: Caso você tenha que fazer trabalhos com formatações diferentes, basta modificar um estilo já existente — Será uma grande economia de tempo, que você poderá usar dedicando-se aos seus trabalhos.

• Gerar sumário automárico: Ao utilizar os Estilos, você poderá gerar o sumário automático de seus trabalhos. Para isso: Referências> Sumário > Inserir Sumário — E pronto!


Viu como é fácil formatar seus trabalhos acadêmicos? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

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* Para este post utilizou-se o Word 2007. Fonte: Pos-graduando.