Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FORMATAÇÃO: Por que o LaTeX é superior ao Word?

23 de julho de 2015

Chegou a hora de fazer a formatação de seus trabalhos e encontrou dificuldades? É normal! A formatação de trabalhos acadêmicos pode ser facilitada com o auxílio de softwares bibliográficos como, por exemplo, o LaTeX. Mas, você sabe por que o LaTeX é superior ao Word? Confira!


O LaTeX é uma implementação da linguagem TeX, criada em 1978. Diferentemente de editores como o Word, o LaTeX não apresenta uma interface amigável. Por essa razão, muitos se perguntam: "Por que eu deveria abandonar algo simples e adotar algo mais complexo?" — Saiba mais sobre formatação de trabalhos com LaTeX, aqui.

Formatação — LaTeX é melhor?

A seguir, confira 12 razões que fazem o LaTeX muito mais útil para a formatação de seus trabalhos acadêmicos:

1. O padrão matemático em TeX gera equações e funções corretamente formatadas. No Word, o editor de equações está longe de ser ideal.

2. TeX não apresenta problemas na hora de realizar formatações. O Word pode apresentar pequenas dificuldades, que podem atrapalhar a formatação — Confira nossas dicas de formatação no Word, aqui.

3. TeX é gratuito e livre.

4. Em TeX, você pode comentar o seu código/texto no mesmo espaço em que seu conteúdo é gerado.

5. TeX oferece uma linguagem completa. Isto é, você pode criar  funções que efetuam um procedimento para você — Muitas dessas funções não podem ser criadas via macros em Word.

6. Não há vírus de macros em TeX, ou seja, tem muito mais segurança.

7. Não há incompatibilidade de versões: Se você criou um arquivo TeX em 1995, conseguirá abri-lo perfeitamente hoje.

8. O LaTeX oferece uma maneira independente de lidar com bibliografias. Toda a sua biblioteca de referências é mantida em um arquivo simples, ao qual você conecta citações.

9. Documentos em TeX são pequenos e rápidos.

10. LaTeX é o padrão científico/acadêmico de formatação em diversas áreas do conhecimento — E, principalmente, nos maiores centros acadêmicos do mundo!

11. O LaTeX gera documentos mais aprimorados esteticamente, com menos hifenizações e menos espaçamentos exagerados entre as palavras — Veja como corrigir isso no Word, aqui.

12. Seu .pdf é gerado com uma estrutura interna, em que você acessa seções via links — Isso é feito automaticamente pelo LaTeX.

Por essas e muitas outras razões, muitos estudantes e pesquisadores preferem o LaTeX. Além disso, a formatação de trabalhos acadêmicos exige bastante cuidado e atenção. Portanto, se você optar pelo Word é preciso conhecer minimamente os estilos do Word, numeração automática de seções, referências entre figuras, exemplos e seções. Também é preciso saber utilizar softwares como, por exemplo, o EndNote, para lidar com as bibliografias — Confira as ferramentas necessárias para organizar seus trabalhos, aqui.

No entanto, se optar pelo LaTeX é preciso aprender a usá-lo também — É um sistema excelente de compilação de texto que cria documentos acadêmicos com um alto padrão estético. O LaTeX foi criado com o mundo acadêmico em mente, não apresenta problemas e é gratuito!


Viu como é fácil fazer a formatação de seus trabalhos? Se precisar de ajuda, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico

* Fonte: Posgraduando