Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FORMATAÇÃO: Normas APA

1 2 de fevereiro de 2015

A formatação com as normas APA (Associação Americana de Psicologia — American Psychological Association) não possui regras específicas para trabalhos acadêmicos (dissertação, monografia, TCC, entre outros), apesar de ser muito utilizada em cursos de graduação da área da saúde — sendo amplamente utilizada em outros países, principalmente nos EUA e Canadá. As normas de formatação da APA são específicas para artigos de periódicos.

Porém, muitas instituições de ensino no Brasil requerem o uso da formatação APA nos trabalhos de conclusão de seus alunos. Nesses casos, é recomendada a utilização das normas da ABNT para a apresentação gráfica e estrutura do trabalho — confira mais informações sobre a ABNT, aqui.

Para os trabalhos de conclusão (e outros trabalhos acadêmicos), as normas da APA devem ser utilizadas na formatação de citações, referências, tabelas e quadros.

É possível encontrar manuais com as regras de formatação da APA — eles custam, em média, de R$ 70 a R$ 90 e são de grande auxílio para quem está desenvolvendo trabalhos de conclusão ou artigos para periódicos.

Manuais APA

Por serem utilizadas as normas da ABNT na formatação de alguns itens, os elementos pré textuais, textuais e pós-textuais são os mesmos — sendo que para o corpo do trabalho (os elementos textuais) são exigidos os seguintes elementos:

Introdução — Delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e elementos necessários para situar o tema do trabalho.

Desenvolvimento — Exposição ordenada e detalhada do assunto (parte principal do texto).

Conclusão — Deve ser correspondente aos objetivos e hipóteses do trabalho.

Ainda não sabe como fazer a formatação da sua pesquisa (artigo, TCC, monografia, entre outros)? Confira o manual de normas APA que elaboramos —  é gratuito, basta clicar na imagem abaixo e conferir o .pdf:

Manual de Formatação APA