Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

FORMATAÇÃO: Softwares gratuitos para trabalhos acadêmicos

6 10 de fevereiro de 2015

A formatação do seu TCC (monografia, artigo, entre outros) pode ser parecer complicada, mas pode ser facilitada com o auxílio de softwares gratuitos. Além de manter  a qualidade argumentativa e uma pesquisa bem feita, há outra exigência específica para trabalhos acadêmicos: a formatação nos padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) — em muitos casos, a formatação pode se tornar um pesadelo, pois se o aluno não souber como realizá-la, perderá bastante tempo. Entretanto, temos algumas dicas que podem ajudar neste processo. Afinal, uma boa formatação conta bastante para que o trabalho de conclusão tenha um desempenho ainda melhor. Confira!

Formatação de trabalhos acadêmicos

Para auxiliar os estudantes que encontram dificuldades na hora de fazer a formatação correta de seus trabalhos, existem algumas ferramentas que podem ser úteis. Mostraremos dois softwares gratuitos que auxiliam na formatação de trabalhos acadêmicos.

LaTeX

Formatação — LaTeX

Muito útil para estudantes da área de exatas, pois o software disponibiliza um conjunto de macros para a diagramação de de textos TeX (sistema de tipografia que reproduz fórmulas e símbolos matemáticos de forma mais elegante). O sistema LaTeX oferece vários comandos que facilitam a sua utilização por iniciantes, facilitando a formatação de trabalhos.

Mendeley

Formatação — Mendeley

Para usar o Mendeley é necessário que você crie uma conta de usuário no site do software de formatação. Após o cadastro, é possível fazer o download do Mendeley Desktop para fazer upload dos seus textos — ao enviar seus arquivos, o software automaticamente extrai as palavras-chave do texto, o texto inteiro e as referências bibliográficas (a formatação é feita automaticamente, inclusive das referências bibliográficas). Além disso, o Mendeley funciona como um Curriculo Lattes, é possível registrar as suas informações e consultar a de outros profissionais. E, também, é possível ler e fazer download de todos os textos dos usuários cadastrados.


Viu como é fácil fazer a formatação dos seus trabalhos acadêmicos? Se ainda restaram dúvidas, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico