Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

GLOSSÁRIO: Como fazer?

2 27 de janeiro de 2015

O glossário é a parte de uma pesquisa (TCC, Monografia, PIM, Artigo, entre outros) em que se organizam as palavras e/ou termos que foram utilizados ao longo do texto em questão — deve ser feito em ordem alfabética, para que o leitor consiga encontrar com facilidade o seu significado. Mas, lembre-se: o glossário é um elemento opcional em qualquer tipo de pesquisa, porém é muito utilizado por ser um ótimo recurso para facilitar a leitura de um TCC, por exemplo. Quer aprender como fazer o glossário? Confira nossas dicas:

Organize todas as palavras, frases e termos técnicos que irão compor o seu glossário (em ordem alfabética).

Utilize fontes confiáveis para explicar os termos que compõem o seu glossário — lembre-se de colocar a referência bilbiográfica de todas as informações (confira o modelo).

• As explicações devem ser breves, mas dependendo da complexidade do assunto abordado, podem ser um pouco mais extensas.

O glossário é um recurso utilizado para tornar a leitura mais agradável, pois evita que o leitor tenha que procurar a definição das palavras em outras fontes. Geralmente, é colocado no final do texto.

Deve ser organizado me ordem alfabética, como um pequeno dicionário — com a possibilidade de inserir frases ou mais de um palavra que possuam o mesmo significado.

Os glossários são compostos por termos técnicos e/ou específicos que poderão auxiliar na compreensão dos temas. Para fazer um glossário, é necessário que todas as palavras e terminologias necessitem de uma explicação (que devem ser breves ou mais extensas, de acordo com acomplexidade dos elementos a serem explicados).

Lembre-se de agrupar (de A a Z), as terminologias que começam com a mesma letra — se necessário, podem ser utilizadas mais de uma página para cada grupo de frases ou palavras (que começam com a mesma letra).

A seguir, confira o modelo de glossário que preparamos para tirar dúvidas:

Glossário: Como fazer?

O glossário deve ser claro e objetivo — lembre-se de incluir todas as palavras, termos, frases e terminologias específicas do tema e que necessitem de explicações masi aprofundadas (se achar necessário, indique outras obras dentro do seu glossário, assim o leitor pode aprofundar seus conhecimentos).

Solicite nosso apoio acadêmico