Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

GRADUAÇÃO: Como se destacar profissionalmente?

1 20 de maio de 2015

Começou sua graduação agora? Ou já está terminando? Veja 5 maneiras de se destacar profissionalmente antes mesmo de conseguir seu primeiro estágio… Confira o que fazer durante a graduação para melhorar seu currículo profissional!


O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, não há dúvidas de que é necessário acumular diferenciais no currículo (durante a graduação) para construir uma carreira de sucesso. No caso dos estudantes universitários, a experiência profissional é algo levado em consideração para se destacar na hora de ser contratado após a graduação.

Graduação — 5 maneiras de se destacar profissionalmente

1. Networking

Nunca se sabe quando uma boa oportunidade surgirá, por isso é interessante estar em contato com pessoas influentes no seu ramo de estudo. Tente frequentar reuniões de associações profissionais, eventos, palestras de temas relacionados à sua graduação, grupos acadêmicos relacionados aos seus interesses dentro da universidade e até mesmo conversar com profissionais influentes do seu ramo como, por exemplo, autores e teóricos renomados.

2. Tenha uma boa postura online

Os recrutadores de empresas têm utilizado as redes sociais como forma de avaliar a personalidade de seus candidatos. Dessa maneira, é importante criar uma boa imagem desde a graduação, evitando expor sua intimidade online.

3. Aproveite seu tempo livre

Os estudantes que cursam a faculdade nos períodos matutinos e/ou diurnos devem aproveitar os períodos sem atividades para fazer cursos livres e desenvolver projetos como pesquisas acadêmicas ou criar seu próprio site, por exemplo. Uma boa ideia, também, é aproveitar o período de férias para ampliar habilidades existentes ou desenvolver outras em viagens e/ou intercâmbios.

4. Aprimore sua escrita

Em todas as áreas do conhecimento, os profissionais que tem boa capacidade de escrita se destacam, seja para colaborar em projetos e/ou pesquisas acadêmicas, livros, entre outros. Por isso, é importante aproveitar a oportunidade de escrever bem seus trabalhos ao longo da graduação, e até mesmo frequentar aulas extra para escrever melhor.

5. Faça da graduação uma ponte para o mercado

Geralmente, as instituições de ensino têm departamentos responsáveis pela interação com empresas, que oferecem vagas de estágio para os alunos de graduação. É importante ficar atento aos informes da faculdade referentes às oportunidades de estágio. E lembre-se: mesmo empresas pequenas podem ser uma ótima maneira de iniciar a carreira, pois você terá responsabilidades, aprenderá mais sobre as diferentes áreas de atuação da sua futura profissão e, consequentemente, poderá se destacar mais.


Viu como é fácil se preparar para a vida profissional durante a graduação? Se precisar de auxílio com seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico