Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

GRAMÁTICA: Regras do Novo Acordo Ortográfico

24 de março de 2015

Você tem muitas dúvidas de gramática na hora de desenvolver seus trabalhos acadêmicos? Calma, nós temos a solução: a Gramática Escolar da Língua Portuguesa, de E. Bechara — o livro traz de forma clara, fácil e objetiva as principais regras de gramática e as mudanças, de acordo com o Novo Acordo Ortográfico (2009). É perfeito para estudantes universitários e para quem está se preparando para concursos e/ou vestibulares.

Gramática Escolar da Língua Portuguesa — de Evanildo Bechara

Gramática — Novo Acordo Ortográfico

Essa gramática tem como objetivo preparar os estudantes para utilizar com eficiência a língua portuguesa — traz exercícios de fixação dos conceitos apresentados na parte teórica, um capítulo especial sobre compreensão e interpretação de textos e, no final da obra, um índice de assuntos para auxiliar a consulta da gramática.

Os capítulos apresentam uma ordem lógica, ideal para o estudo e consulta de temas específicos da gramática da língua portuguesa:

1. Oração Simples, seus termos e representantes gramaticais. Introdução: Fundamentos da Teoria Gramatical. Capítulo 1: Sujeito e Predicado. Predicado e seus outros termos constitutivos. Expansões do Nome e do Verbo.

2. As unidades do enunciado: formas e empregos. Substantivo, Adjetivo, Artigo, Pronome, Numeral, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

3. Orações Complexas e Grupos Oracionais: A subordinação e a coordenação. A Justaposição, as chamadas orações reduzidas e as frases: enunciados sem núcleo verbal.

4. Concordância, Regência e Colocação: Concordância Nominal, Concordância Verbal, Regência e Colocação (Apêndice: Figuras de Sintaxe e Vícios de Linguagem).

5. Estrutura das Unidades: Elementos estruturais das palavras. Renvação do Léxico e Lexemática.

6. Fonemas: Valores e Representações. Ortografia: Fonética e Fonologia. Ortoepia, Prosódia, Ortografia e Pontuação.

7. Para além da Gramática: Noções elementares de estilística. Noções elementares de versificação. Breve história externa da Língua Portuguesa. Compreensão e Interpretação de Textos (com exercícios resolvidos).

A gramática apresentada no livro não termina após a sua leitura, já que os estudantes interessados em se aprofundar em discussões teóricas da gramática podem consultar a Moderna Gramática Portuguesa, do mesmo autor, mas destinada a profissionais e estudantes que já têm um certo nível de compreensão das normas da língua portuguesa.


Viu como é fácil aprender as regras da gramática? Se precisar de auxílio na hora de revisar seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico