Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

HÍFEN: Como usar? — Novo Acordo Ortográfico

24 de março de 2015

Tem dúvidas de como utilizar o hífen em seus trabalhos acadêmicos? Tudo bem, isso é normal! Até os maiores especialistas em gramática têm dúvidas na hora de usar o hífen — E o novo acordo ortográfico (2009) gerou ainda mais dúvidas. E como usar o hífen?

Hífen — Como usar?

A seguir, confira uma tabela com os principais usos do sinal:

Hífen — Novo Acordo Ortográfico

Hífen — Exemplos de Uso

Vamos corrigir as seguintes palavras, de acordo com as regras de uso do hífen:

• Sub-urbano

• Hiperativo

• Bio-medicina

• Mal-humorado

1. Sub-urbano — Prefixo sub, seguido de uma palavra que começa com vogal. De acordo com a tabela, não deve-se utilizar hífen. Portanto, a grafia correta é suburbano.

2. Hiperativo — Prefixo hiper, seguido de vogal. De acordo com a tabela, não deve-se utilizar hífen. Portanto, a grafia da palavra está correta.

3. Bio-medicina — Prefixo bio (de formação erudita, ou seja, os que são utilizados na ciência). De acordo com a tabela, não deve-se utilizar hífen. Portanto, a grafia correta é biomedicina.

4. Mal-humorado — Prefixo mal, seguido da consoante h. De acordo com a tabela, deve-se utilizar hífen. Portanto, a grafia da palavra está correta.


Viu como é fácil utilizar o hífen seguindo as novas regras do acordo ortográfico? Se ainda estiver com dúvidas para desenvolver seus trabalhos, solicite nosso apoio acadêmico.

Apoio Acadêmico