Central de Atendimento 24h: (11) 4063-9653.

Central de Atendimento

LEITURA: Confira os benefícios desse hábito

1 25 de fevereiro de 2015

Não é novidade que a leitura é um hábito saudável e que deve ser estimulado não apenas durante os estudos, mas por toda a vida. Se você ainda não consegue enxergar tantos benefícios na leitura, confira nossas dicas (a seguir) e entenda porque vale a pena se tornar um leitor assíduo.

Leitura — Confira os benefícios:

1. A leitura melhora a concentração

Para absorver o máximo de conteúdo de um texto é preciso estar focado na leitura, por isso o hábito de ler melhora (e muito) os níveis de concentração — e não só nos estudos, mas em diversas atividades.

2. Amplia o vocabulário

A leitura nos coloca em contato com outras palavras e, dessa maneira, ampliamos nosso vocabulário. É interessante conhecer (e ler) os clássicos da literatura, pois são ricos em vocabulário e ainda é possível aprender uma linguagem mais rebuscada — comum de outras épocas. Ler textos em outros idiomas também é um grande auxílio no aprendizado de uma segunda língua.

3. Criatividade

Livros, sites, revistas… são ótimas fontes de referências e novas ideias. Isso é claro quando observamos filmes e séries de sucesso — a grande maioria é inspirada em clássicos da literatura. Portanto, leia bastante e, consequentemente, será muito mais criativo.

4. A leitura melhora a escrita

Ao conhecer diferentes obras, é possível observar a linguagem utilizada. Essa pode ser uma ótima base para desenvolver o seu modelo de escrita e também melhorá-la — e como já foi dito, a leitura amplia o vocabulário e desperta a criatividade, ferramentas úteis para qualquer estudante.


A leitura é um hábito importantíssimo para qualquer pessoa (e não só para os estudantes). Ler é uma maneira de aumentar os conhecimentos e desenvolver o pensamento crítico — é essencial para a formação intelectual. Precisa de ajuda? Solicite nosso apoio acadêmico.

Solicite nosso apoio acadêmico